Telefone Telefone
(21) 2263-2533
WhatsApp WhatsApp
(21) 97152-4026
Endereço Endereço
Rua Pedro Alves 61, Santo Cristo,
Porto Maravilha - RJ - CEP 20220-280

Blog da MetroMax

5 dicas para manter a casa livre de insetos

Todo mundo já se deparou com insetos dentro de casa. Desde mosquitos e moscas mais comuns, até besouros, cigarras, aranhas e as temidas baratas. É difícil manter todos os insetos afastados o tempo inteiro, mas há cuidados que podem ser tomados para evitar muitas visitas indesejadas e, principalmente, infestações.

A presença dos insetos se deve a vários fatores, entre eles a proximidade de áreas verdes, o desequilíbrio ambiental da região, o clima, a disponibilidade de alimentos e existência de locais nos quais os insetos possam viver e se reproduzir.

Veja 5 dicas essenciais para lidar com os insetos e mantê-los definitivamente longe de sua casa:


1. Mantenha a casa limpa

O primeiro passo para quem quer manter os insetos longe de casa, é mantê-la sempre higienizada, livre de acúmulos de poeira e restos de alimentos.

 

1

 

Um ambiente com locais de difícil acesso para limpeza pode esconder ninhos e moradias de vários tipos de insetos. Procure limpar periodicamente atrás e embaixo de móveis e eletrodomésticos, evitando criar ambientes atrativos para baratas, aranhas e formigas.

 

Evite ter objetos acumulados sem uso em sua casa. Use caixas e embalagens que possam ser fechadas e protegidas dos insetos. Objetos que não são utilizados por longos períodos de tempo e costumam acumular poeira, devem ser guardados em depósitos ou guarda-volumes.

 

2

 

A cozinha é um local que merece atenção especial. Mantenha os eletrodomésticos higienizados e o chão e a pia sempre limpos. Uma dica é sempre usar um produto desinfetante, ou mesmo água fervente, para limpar a bancada e a pia, que costumam acumular sujeira da louça suja e do preparo dos alimentos.

 

3

 

 

2. Elimine as fontes de alimento

Os restos de alimentos são muito atrativos para insetos como baratas e formigas. Em ambientes nos quais esses insetos já estão presentes, poucas horas podem ser o suficiente para que eles apareçam, então não deixe a comida desprotegida e louças sem lavar por muito tempo.

 

4

 

Se você tem um animal em casa, tome cuidado com a comida dele, para que também não fique exposta e atraia insetos. Existem, inclusive, alguns modelos de comedouros desenvolvidos para impedir o acesso de insetos, deixando os potes elevados do chão ou incluindo uma barreira de água para que os bichinhos não entrem.

 

Organize e renove a sua casa!

 

 

O lixo é outra fonte de alimento para insetos. Use sempre lixeiras com tampa e as mantenha bem fechadas. O lixo orgânico deve ser retirado de casa sempre que possível, de preferência nos dias em que será recolhido, e o lixo reciclável deve ser lavado antes do descarte. As latas de lixo também devem ser limpas com frequência, evitando o acúmulo de sujeira ao fundo.

 

3. Telas e proteções nas portas

Telas do tipo “mosquiteiras” e proteções na parte inferior das portas funcionam como barreiras físicas contra insetos e não trazem os efeitos colaterais de produtos químicos inseticidas.

 

5

6

 

Existem vários tipos e modelos que podem ser instalados, tanto permanentes quanto removíveis. As proteções para portas impedem principalmente a entrada de baratas, mas também diminuem a quantidade de poeira que entra por esses espaços.

 

As telas nas janelas e portas mantém a ventilação e a iluminação dos ambientes e, assim, não é preciso passar calor para afastar os mosquitos, moscas e outros insetos voadores. Há também opções de telas que são instaladas ao redor de camas e berços, protegendo de picadas durante a noite, especialmente as crianças, que costumam ser mais alérgicas.

 

4. Cuide das plantas e da água parada

Morando em apartamento ou casa, é importante tomar cuidado com quaisquer locais ou objetos que tenham água parada. As campanhas contra dengue e outras doenças transmitidas por mosquitos destacam a importância de não deixar objetos acumularem água nos quintais e varandas, incluindo as plantas e seus vasos.

 

7

8

 

Além do cuidado com os vasos, saiba que algumas plantas atraem ou afastam determinados tipos de insetos, então verifique sempre o seu jardim ou horta para ter certeza de que ele não está trazendo insetos indesejados para dentro de casa.

 

Se você pretende começar um jardim em casa, tome os cuidados apropriados e sempre leve para casa plantas de boa procedência para evitar que tragam novas infestações. Veja também as nossas dicas para jardins e hortas em apartamentos aqui no blog.

 

5. Use as armas certas

É importante usar as armas certas contra os insetos. Existem algumas receitas caseiras que podem funcionar bem e que não causam efeitos colaterais graves para humanos e animais domésticos. Se esse tipo de solução não funcionar, você pode escolher inseticidas químicos para lidar com o problema.

 

Lembre-se de sempre ler as instruções do fabricante e tomar cuidado com crianças e animais que possam entrar em contato com esses produtos, já que eles costumam ser perigosos para a saúde.

 

Veja algumas dicas caseiras simples para se livrar das principais espécies de insetos encontradas em casa:

 

Moscas

– Em um pires, misture um pouco de vinagre branco e pimenta-do-reino e coloque no local em que observar maior incidência de moscas.

– Corte alguns limões ao meio, espete cravos-da-índia neles e espalhe pela casa.

– Para se livrar dos mosquitos de banheiro, jogue água sanitário nos ralos.

– Coloque vasos com citronela próximos a janelas e saídas de ar – o cheiro da planta é um repelente natural e, espalhado pelo ambiente, irá afastar insetos.

(Fonte: http://www.vix.com/pt/bdm/lar/749/como-se-livrar-de-insetos-com-receitas-caseiras-faceis)

 

Formigas

– Com uma seringa, aplique água com detergentes nos buracos por onde as formigas saem e tampe as frestas com pasta de dentes ou sabão em barra.

– Para impedir que as formigas ataquem alimentos, coloque galhos secos de arruda, folhas de cânfora ou alfazema nos armários e gavetas.

– Amasse cravos-da-índia, misture com água e aplique nos locais onde as formigas costumam aparecer – o cheiro da especiaria espanta esses insetos.

(Fonte: http://www.vix.com/pt/bdm/lar/749/como-se-livrar-de-insetos-com-receitas-caseiras-faceis)

 

Pernilongos

– O cheiro de citronela e hortelã repelem esses insetos. Espalhe vasos com essas plantas e locais ventilados.

– Misture parafina líquida, leite e água (na mesma quantidade) e aplique a solução em vãos de janelas, paredes e pontos iluminados.

(Fonte: http://www.vix.com/pt/bdm/lar/749/como-se-livrar-de-insetos-com-receitas-caseiras-faceis)

 

Baratas

– Misture açúcar refinado e bicarbonato de sódio, em partes iguais, e coloque em tampinhas de garrafa em pontos estratégicos, onde as baratas costumam aparecer. O bicarbonato provoca uma reação química no estômago da barata que acaba causando a morte dela.

– Pique algumas folhas secas de louro e as coloque dentro das gavetas e armários. O cheiro das folhas de louro espanta as baratas! Troque a cada 2 semanas.

– Adicione 20 gotas de óleo essencial de lavanda a 500 ml de água. A mistura tem um perfume delicioso, mas funciona como uma espécie de repelente contra as baratas. Borrife nas soleiras das portas e janelas, de manhã e à noite.

(Fonte: https://lar-natural.com.br/como-acabar-com-baratas-sem-veneno/)

 

Aplicando essas dicas simples em casa, você ficará livre uma vez por toda dos insetos! E, se você gostou dessas dicas, não deixe de curtir nossa página no Facebook. Estamos sempre dando dicas interessantes para a sua casa por lá!

 

 

Você sabe o que é um Self Storage?

Faça seu orçamento sem compromisso

Insira suas informações e entraremos em contato com você

Não sabe o tamanho? Calcule agora