Blog da MetroMax

8 maneiras de limpar e arrumar a casa como um verdadeiro ninja!

Uma casa bem cuidada ajuda a trazer harmonia para o lar. Tem coisa melhor do que chegar após um dia cansativo de trabalho e encontrar o ambiente limpo e organizado, pronto para te relaxar?

Para tal, é necessária uma rotina de organização e limpeza, o que não significa que você precisará gastar as 24h do seu dia passando pano nos móveis, varrendo o chão ou aspirando pó.

dicas de limpeza e organização foto

Basta praticar alguns truques de limpeza e verá como sua casa se manterá agradável e organizada por muito mais tempo!

 

Veja também: Como organizar espaço e melhorar sua qualidade de vida em casa e no trabalho

 

Se você deseja um ambiente limpo e arrumado, confira as nossas dicas de limpeza e organização nesse post! 

 

Truques de limpeza e decoração em apartamentos pequenos:

 

Se deu bem quem investiu em espaços pequenos! À primeira vista, eles podem parecer impossíveis de morar, e até mesmo apertados, mas os apartamentos pequenos têm suas vantagens. A primeira e a mais importante é a limpeza: enquanto algumas pessoas perdem horas faxinando a casa, com simples gestos você deixa seu apartamento organizado e limpo.

Combine com os moradores do apartamento para tirarem um dia no mês e fazerem uma boa limpeza! Isso inclui lavar janelas, tapetes, tirar o pó de livros, cortinas, etc. Com ingredientes coringas, você pode limpá-las de forma mais eficaz, continue lendo e descubra quais ingredientes são esses!

Lembrando que essa limpeza mensal ajudará na limpeza semanal da casa, pois não haverá acúmulos de tarefas se o trabalho pesado for feito uma vez no mês. Como o espaço é pequeno, se a limpeza for dividida, acabará bem mais rápido. Então combine com os moradores do apartamento e monte um cronograma de limpeza, que pode ser feito em uma planilha ou quadro, e escreva a função de cada um.

truques de limpeza foto 1

Se você, por exemplo, é daquelas pessoas que não curtem lavar roupa, que tal tirar o pó dos livros, ou fazer uma limpa nas gavetas e armários? Dessa maneira, todos mantêm a casa arrumada e em dia. O segredo é seguir o cronograma para manter a fluidez do processo.

 

            Conheça as 18 melhores e mais baratas dicas para decorar ainda mais a sua casa

 

Mas, além de limpo, sabia que com pouco você consegue deixar sua sala pequena decorada? Isso mesmo! Como o espaço não exige muito, você consegue gastar pouco e deixar sua sala com uma decoração digna de TV! Veja nossas dicas abaixo:

1º: Use e abuse do espaço – isso inclui até mesmo o teto!

 

Para dar impressão de profundidade na sala, preste atenção nos detalhes. Um bem importante é a cortina.

sala pequena decorada cortina

Créditos: Pinterest

Ou melhor: a altura em que ela é colocada. Perceba na imagem acima como ela dá impressão de parede mais ampla. Isso ajudará a deixar sua sala ainda mais charmosa e chique!

2º: Aposte nas texturas

 

dicas de limpeza e organização textura

Outra dica na hora de decorar a sala pequena é optar por cores claras. Elas ajudam a iluminar o ambiente e dar aquele aspecto clean, moderno, chique. Se você não for muito fã de paredes claras, que tal brincar com texturas? Isso vale para materiais de madeira, tijolos, papéis de parede, etc, que deixam o ambiente super decorado.

3º Una o útil ao agradável

 

Paredes podem deixar o apartamento ainda menor. Já pensou, então, em derrubá-las? À primeira vista pode parecer estranho, mas é tendência em decoração unir dois ambientes em um só, como na imagem abaixo.

truques de limpeza agradável

A cozinha se une à sala e as duas se tornam um espaço só. A decoração combina e ainda dá a sensação de maior espaço. Vale ressaltar a importância da textura: a parede de tijolos adiciona charme e sofisticação para qualquer ambiente! Apesar de ser em um tom escuro, ainda assim há um quê de iluminação por conta das outras paredes, que são brancas. O contraste com o piso e móveis da cozinha dá o toque final na sala pequena.

4º Mural de quadros são legais, mas não exagere

 Como o espaço é pequeno, tome cuidado ao criar um mural de quadros. Se você preencher a parede toda, pode correr o risco de criar um ambiente sufocante e com muitas informações. 

Exemplo de ambiente carregado:

sala pequena decorada carregada

Créditos: Pinterest

Exemplo de ambiente clean e sofisticado:

dicas de limpeza e organização leve

Créditos: Pinterest

Viu só como é tênue a linha de decoração com quadros? O ideal, para quem quer apostar nesse truque de decoração, é visualizar os quadros antes de serem pregados na parede. Você pode montar em programas de design e imagem, como Photoshop, Corel, etc, ou se preferir, pode colocar os quadros escolhidos no chão e montar um mural, para ver se combinam entre si e se não ficarão muito carregados na decoração.

5º Aposte em um Self-storage (ou guarda-volumes)

 

Você já ouviu falar em self-storage? Muito famoso em países como EUA, ele tem a proposta de armazenar caixas e objetos que você não usa mais e não quer se desfazer. Se você tem um apartamento pequeno e muitos móveis, essa pode ser uma ótima opção para liberar espaço.

O self-storage da MetroMax funciona desse modo: Você paga um valor por mês, calculado pelo tamanho do box que precisa, e pronto: seu apartamento pequeno acaba de ficar espaçoso!

Saiba mais sobre o Self Storage clicando aqui.

 

Agora que você já sabe como decorar a sala pequena, que tal conferir as dicas e truques de limpeza?

 

Produtos coringa:

Os supermercados possuem uma variedade de produtos para limpeza. Infelizmente, às vezes, eles não são tão eficazes e o preço também não ajuda. É sempre bom ter em mão alguns produtos que são verdadeiros coringas na hora da limpeza! E o melhor de tudo: você provavelmente já os tem em casa! Vamos conhecer, então, os produtos que deixarão seu espaço ainda mais agradável e limpo.

O primeiro que você sempre deve ter em casa é o bicarbonato de sódio. Ele serve para tudo: desde tirar gordura do fogão até prevenção e eliminação de vasos ou pias entupidas. Confira abaixo mais alguns usos do bicarbonato de sódio:

– Remove manchas de chaleiras e filtros: Para isso, adicione 3 colheres do produto, encha com água o recipiente e deixe ferver por 10 minutos. Depois que esfriar, lave normalmente.  

– Limpa o chão de maneira eficaz: misture em um balde água morna com meia xícara de bicarbonato. Use um esfregão e finalize com um pano molhado.

– Retira odores de freezers e geladeiras: basta deixar uma caixinha de bicarbonato aberta, pois ela absorverá o mau cheiro. Utilize a mesma por até três meses.

 

            Veja também: 44 formas de organizar e renovar a sua casa

 

Outro produto coringa para ser usado na limpeza de casa é o vinagre. Ele é ótimo para a manutenção de tapetes e carpetes, inclusive para dar aquele aspecto de “novinho em folha”! Para isso, basta misturar 1 litro de água filtrada com um copo de vinagre e uma colher de amônia. Depois, passe no tapete ou carpete com o auxílio de uma escova macia.

Outro uso incrível do vinagre é que ele também é ótimo para renovar os azulejos, seja do banheiro, lavanderia ou cozinha. Adicione meia xícara de vinagre e meia xícara de água em um balde e, com a ajuda de um pano, esfregue na região onde se deseja limpar. Isso também serve para os rejuntes.

Para quem é fumante e deseja um ambiente sem cheiro de cigarro, vale a pena conferir outro uso do vinagre: coloque-o em potes e distribua-os pela casa. Isso faz com que o cigarro não se impregna nos ambientes e móveis. Isso vale também se você for receber fumantes na sua casa, e não quer que o cheiro fique por muito tempo.

truques de limpeza azeite

Agora, quem deseja remover riscos e manchas de mesas de madeira, não pode se esquecer do azeite. Sim, o azeite de oliva usado para cozinhar também ajuda a renovar móveis. Basta misturar meio copo de azeite com meio copo de vinagre, e aí está: mesa sem riscos!

Outro uso do azeite está no couro! Se você possui um sofá, poltrona, calçado ou bolsa de couro, é normal que com o tempo eles percam o brilho. Mas misturando 3 colheres de azeite com 1 colher de vinagre, você pode trazer o brilho de volta! Passe com o auxílio de um pano de microfibra e pronto!

sala pequena decorada garfos

 

Outro ingrediente que você já tem em casa e não tem erro é o sal! Ele serve para milhares de limpezas, mas veja uma incrível: para limpar talheres de prata! Forre um recipiente com alumínio, deposite os talheres, cubra com água quente e sal! Deixe repousar por meia hora e pronto: limpos e brilhando.

 

Insetos? Não na sua casa!

Uma casa limpa, infelizmente, não é sinônimo de ambiente sem insetos. Mesmo deixando tudo impecável, eles insistem em aparecer, especialmente no verão, quando a temperatura é mais quente. Se você mora em um espaço pequeno, sabe como é ruim utilizar venenos e produtos do tipo. Uma boa ideia, então, para não fazer mal à saúde é optar por plantas que afastam insetos! Veja abaixo uma lista de plantas que têm esse poder:

Grama de citronela: Não é á toa que os produtos para afastar mosquitos sejam feitos da essência de citronela. Ela é ótima para manter em casa. Se você possui algumas plantinhas em casa, reserve um espaço para plantar a grama de citronela. Melhor ainda se for na sacada de casa, onde é a entrada de muitos insetos.  

Lavanda: Está aí uma planta que além de expulsar moscas e insetos, também deixa a casa perfumada e linda! Aposte na lavanda, também, para deixar as roupas mais cheirosas. Basta colocar um ramo dentro de gavetas e armários.

Menta: ela não serve somente para drinks e chás! Sua refrescância é tanta que é uma boa arma no combate aos insetos! Vale a pena ter uma muda plantada nos vasos de casa.

Ainda falando sobre insetos, mas dessa vez os temidos cupins: nem sempre você precisa acionar uma empresa dedetizadora, sabia? De modo simples e prático, você pode se livrar deles utilizando os produtos:

Vinagre: que já comentamos acima sobre ser ótimo na limpeza, ele também garante adeus aos cupins, se estiverem no estágio inicial! Uma receitinha caseira e bem fácil de ser feita é misturar uma parte de vinagre com a mesma proporção de água. Aí, basta passar via spray ou com um pano molhado diariamente, até sumirem de vez.

Óleo de cravo: Por conta de seu cheiro forte, ele é um ótimo inseticida para os cupins, desde que estejam na fase inicial da infestação. Para limpar o móvel infestado, pingue algumas gotas do óleo e passe um pano molhado em cima, espalhando o óleo de cravo. Se o problema for no piso de casa, em um balde coloque algumas gotas do óleo e misture com água. Passe um pano por todo o chão diariamente, até a infestação sumir.

 

Sites para se inspirar:

 

Às vezes precisamos de uma ajudinha na hora de descobrir truques de limpeza, não é verdade? Por isso, veja a lista de sites que preparamos para você! Eles te darão dicas incríveis de decoração, limpeza, truques e muito mais, confira:

Casa e cozinha: Ótimo para quem quer inspirações, dicas e até mesmo receitas! Vale a pena ficar de olho nos tópicos de apartamentos pequenos e também truques.

Pinterest: o site mais famoso no mundo para quem quer dicas, DIY’s e inspirações! Faça uma conta e monte painéis dos mais diversos assuntos, como moda, maquiagem, casamento, decor, etc.

Real Simple: O site americano conta com vários assuntos, desde casa, limpeza, decoração, até comidas e ideias para festas. Aquele site para passar horas anotando dicas incríveis!

Agora, que tal colocar em prática todas as dicas que demos nesse post? Com certeza sua casa ficará ainda mais organizada, espaçosa e, é claro, limpa!

 

dicas de limpeza e organização, truques de limpeza, sala pequena decorada

 

Você sabe o que é um Self Storage?

Faça seu orçamento sem compromisso

Insira suas informações e entraremos em contato com você

    Não sabe o tamanho? Calcule agora