Blog da MetroMax

Como organizar espaço e melhorar sua qualidade de vida em casa e no trabalho

É fato que a vida de todos é tumultuada. O nosso tempo é cada vez mais precioso, e depois de um dia corrido, tudo que queremos é um ambiente organizado, que proporcione conforto e aconchego. Infelizmente, não é isso que acontece na maioria das casas e locais de trabalho. Cada vez mais tendemos a entulhar as coisas, jogar tudo no armário e deixar para decidir o que fazer depois, só que esse dia nunca chega. No fim, temos um ambiente bagunçado, sem aproveitamento de espaço e cheio de coisas acumuladas, que só impedem a energia de circular.

Para melhorar a sua qualidade de vida, neste post falaremos de organização de casa e trabalho. Parece difícil e trabalhoso, mas uma vez que você comece, verá como é simples dar outra cara para seus ambientes.

Dividiremos esse post em duas partes: organização em casa e organização no trabalho.

 

Casa organizada

Uma casa organizada não precisa ser necessariamente uma casa grande. O segredo é saber utilizar os espaços de forma otimizada.

 

         Confira também: 8 Dicas Imperdíveis para economizar espaço e dinheiro!

 

A organização, além de garantir um ambiente mais limpo, também te ajuda a ganhar tempo no dia a dia, pois você saberá onde encontrar seus pertences quando precisar.

Confira abaixo as nossas dicas para organizar o ambiente:

Evite acúmulos

Se você é o tipo de pessoa que deixa louças, roupas, livros, brinquedos, enfim, acumularem, comece a mudar esse hábito. Utilize a regra do “sujou, lavou, bagunçou, arrumou”, e verá como as coisas funcionarão melhor em casa.

Aposte em listas

Faça uma lista de tudo que precisa organizar. Documentos, roupas, sapatos, materiais de limpeza, etc. Isso te ajudará a visualizar o que deve ser posto em ordem, o que deve ser jogado fora e o que tem que ser doado.

Invista em caixas organizadoras

qualidade de vida trabalho

Depois de fazer essa lista, invista em caixas organizadoras. Pode não parecer, mas elas também dão um toque no decor da sua casa! Nessas caixas, você pode guardar documentos, revistas, brinquedos, enfim, tudo que sentir necessário. Porém, se você não seguir à risca a organização, essas caixas só servirão para depositar entulhos. Por isso, confira a nossa próxima dica:

Crie etiquetas

Se as caixas estiverem etiquetadas, será muito mais fácil você se organizar! Isso serve também para sua cozinha! Etiquete os potes de alimentos e verá como sobrará tempo para aproveitar a vida.

qualidade de vida com etiquetas

Conheça o Feng Shui

Essa é a arte chinesa mais antiga, que serve para não somente organizar e ganhar espaço, mas também para trazer boas energias. Ele foi incluído na parte de organização da casa, porque muitas vezes não podemos mudar móveis no ambiente de trabalho, entre outras coisas que o Feng Shui prega. Confira dicas rápidas para incluir essa arte chinesa em casa:

1 – Aposte no incenso: Ele, além de energizar os moradores da casa, também afasta as energias ruins, como inveja, mau-olhado, etc. E o melhor de tudo é que você pode escolher o aroma que mais lhe agrade. Casa perfumada e protegida!

2 – Livre-se de objetos quebrados: O que fica parado na sua casa acaba por bloquear as energias de fluírem, além de ajudar as ruins a se propagarem mais depressa. Uma dica é não jogar os objetos quebrados fora, e sim utilizá-los em projetos de DIY. Falaremos mais disso em nosso blog.

3 – Utilize espelhos: Além de eles darem a impressão de maior espaço, também ajudam a limpar a mente e a trazer energias boas.

4 – Preste atenção em sua porta! O número de sua casa está bem à vista? Para que oportunidades venham até você, é muito importante você deixar uma numeração bem visível. Além disso, confira se sua porta está funcionando perfeitamente. Ela está quebrada? Conserte já! Porta perfeita significa que boas coisas entrarão em sua vida.

Dica extra: Você também pode colocar um sino na porta, já que esse objeto atrai a riqueza por ser de metal. 

 

5 – Plantas e mais plantas! Só de entrar em um ambiente repleto de verde parece que as energias se renovam e o clima fica mais leve, não é mesmo? Flores amarelas, vermelhas e girassóis atraem muita prosperidade e vitalidade ao lar. 

6 – Fuja dos vazamentos! Sabemos que água é sinônimo de prosperidade e boas energias, então nada de deixar esse bem vazando por aí, combinado? 

Com todas essas dicas, não tem como a usa casa não ficar mais organizada, te proporcionado, assim, o ambiente perfeito para descanso! Agora vamos à segunda parte: Como organizar seu ambiente de trabalho.

 

         Veja também: Faça você mesmo seu cantinho Zen!

 

Ambiente de trabalho organizado

Você sabia que um ambiente de trabalho organizado, além de causar boa impressão para seus clientes, também te ajuda a ser mais produtivo? Isso porque você perde muito tempo procurando por papéis, documentos, etc, em uma mesa toda bagunçada, cheia de sujeira. Sem falar que potenciais clientes podem se sentir incomodados se entrarem em um ambiente que mais parece uma zona. O bem-estar e a sua imagem também são importantes: uma mesa organizada diz muito sobre você, e como seus colegas de trabalho o vêem. Para finalizar, um ambiente limpo pode até mesmo influenciar sua saúde: quem tem alergias, como rinite, sinusite, precisa de um lugar sem pó, e o acúmulo de papéis só aumentará essas doenças. Confira abaixo as nossas dicas para um ambiente de trabalho organizado:

Troque o post-it por um quadro negro

O post-it pode ser de grande ajuda para lembrar seus afazeres do dia. Mas hoje a preocupação com meio ambiente tem que ser cada vez maior. Por isso, que tal sugerir para o chefe um quadro negro, onde você pode escrever todos seus lembretes, informações úteis, etc?

qualidade de vida com quadro negro

No mercado há várias opções, inclusive tintas que imitam um quadro negro! Além de dar um ar mais profissional e minimalista para o escritório, também ajuda a não desperdiçar papel. Que tal sugerir na próxima reunião?

Aproveite cada espaço

Muitas vezes acabamos num cubículo super apertado, cercado por pastas e gavetas. Querendo ou não, isso acaba deixando o ambiente de trabalho pesado, sem aquele clima de conforto e harmonia.

armário embutido e qualidade de vida

O segredo é usar a imaginação. Quem diria que uma simples escada, com apenas a função de “subir/descer”, poderia também servir para guardar documentos, desocupando assim nossas mesas?

Descarte o que já não serve mais

Não acumule papéis e documentos que você não usa mais. Se o verso deles está em branco, use-os como rascunho. Agora, se não há mais uso mesmo, invista em uma máquina de cortar papéis e se livre da bagunça.

Aposte no minimalismo

Quanto menos utensílios você tiver em cima de sua mesa, mais limpa e organizada ela vai parecer. Uma boa dica é deixar os objetos que você mais usa: tesoura, clipes, elásticos, calendário, etc, em cima da mesa. O que você só usa uma vez por mês, pode guardar em gavetas, armários e afins.

O computador é seu aliado

Atualmente, quase tudo pode ser feito através de um computador. Listas, lembretes, calendários, contas com calculadoras… Que tal doar esses objetos e utilizar os programas no seu computador para facilitar a sua vida?

qualidade de vida no seu laptop

Atenção: organização no trabalho vale para o computador também! Organize seus arquivos em pastas, com nome, data, números, enfim, padronize para que você (e seus colegas de trabalho) – encontrem-os facilmente.

Não se esqueça da ergonomia

Um ambiente de trabalho onde sua qualidade de vida se mantém boa precisa focar na ergonomia. Isso significa que cadeiras, monitores, mesas, teclados, etc, precisam estar dispostos de forma ergonômica, visando à saúde do funcionário. Se sua empresa ainda não tem, vale a pena trocar uma ideia com o gestor, sugerindo a mudança. Doenças como LER (lesão por esforço repetitivo), dores na coluna e nos ombros podem ser facilmente evitadas com aparelhos que tenham o foco em ergonomia.

Com isso, além de melhorar a qualidade de vida dos funcionários, você pode também garantir um ambiente mais organizado e focado na produtividade e bem-estar.

 

 

Agora que já demos dicas de como organizar a casa e o trabalho, confira abaixo dicas que valem para os dois ambientes!

 

DIY – O famoso “Faça você mesmo”!

 

Na Internet, o que não falta são tutoriais em forma de vídeo ou imagens bem didáticas para fazer DIY, também conhecido como “faça você mesmo”. Ele consiste em pegar materiais simples, fáceis de serem encontrados e propõe soluções diferentes para usarmos no dia a dia.

faça você mesmo e qualidade de vida

Há DIY’s de vários tipos, os mais comuns sendo de organização, decoração e reutilização de produtos que já não nos servem mais. As opções são vastas quando falamos de “faça você mesmo”, por isso preparamos uma seleção de indicações dos melhores DIY’s, confira abaixo:

DIY no Youtube:

O Youtube, maior site de vídeos do mundo, está recheados de vídeos DIY. Especialmente para montarmos opções inteligentes que nos ajudarão a organizar nossa casa/trabalho. Conheça alguns canais especializados em DIY:

Jessica Belcost:

A Jessica foi uma das primeiras brasileiras a começar com o DIY. No canal dela tem vários vídeos super interessantes e práticos para quem quer organizar o espaço e de quebra dar uma renovada no ambiente.

Oh Joy:

Joy Cho é a responsável por cuidar desse canal. Apesar de ser em inglês, os DIY’s são de fácil compreensão, e bem didáticos. A moça faz tanto sucesso lá fora que já lançou vários livros, com dicas e informações úteis sobre seu processo de criação. Vale à pena conferir.

Projeto DIY – Alessandra:

A Alessandra já conta com mais de 130 vídeos, todos especializados em DIY. Ela não se prende a DIY de organização somente, mas também conta com várias outras dicas, de maquiagem, comida, viagem, e estilo de vida.

DIY no Pinterest:

O site Pinterest é o queridinho de quem ama DIY. Nele, você pode seguir seus amigos, celebridades, criar painéis e “pinar” as imagens que você mais gosta! Atualmente, é o site mais famoso para criar DIY.

DIY em blogs:

Para quem gosta de acompanhar blogs, também criamos uma seleção dos melhores para se inspirar na hora de organizar sua casa/local de trabalho!

trabalho com vida e qualidade

Casa de Firulas:

Criado por Mirella Luiggi, o blog é focado em transformar objetos velhos em decoração, além de ensinar pintura de tapetes, dicas de limpeza e organização.

A casa que minha avó queria:

A dona do blog é a Ana Medeiros e o marido. Lá, eles postam sobre formas acessíveis de decorar o lar, inspirações reais, bacanas e possíveis, de um jeito informal e sem regras chatas. 

A beautiful mess:

Um dos blogs mais famosos do mundo todo, criado pelas irmãs Elsie Larson e Emma Chapman, e que virou um verdadeiro negócio. O blog é em inglês, e nele, além de postarem dicas de decoração e organização, falam sobre receitas, fotografia e muito mais!

Agora que você já conheceu a melhor seleção de blogs, canais e imagens de DIY, nada te impedirá de organizar melhor seu espaço!

Self Storage – Uma das opções mais legais para organizar espaço.

Já que você chegou até aqui, é hora de descobrir uma das melhores dicas para organizar espaço e garantir uma qualidade de vida melhor. Veja tudo sobre o Self Storage.

self storage guarda volumes rio de janeiro

As pessoas vivem cada vez com menos espaço e mais necessidade de organização. Por isso, surgiu a necessidade de um espaço seguro, de fácil acesso e custo baixo para armazenar seus pertences! Também conhecido como guarda-volume, o Self Storage tem como proposta armazenar caixas e objetos que você não usa mais e não quer se desfazer, ou como outras situações:  reformas, términos de relação, mudanças para locais menores, viagens longas, enfim.

Você paga um valor por mês, calculado pelo tamanho do box que precisa, e pronto: mais uma solução para manter sua casa e ambiente de trabalho organizados! Saiba mais sobre o Self Storage clicando aqui.

 

Você sabe o que é um Self Storage?

Faça seu orçamento sem compromisso

Insira suas informações e entraremos em contato com você

    Não sabe o tamanho? Calcule agora