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Descubra as melhores maneiras de otimizar o estoque da sua empresa, seja ela de e-commerce ou não

Novos tempos e novos consumidores exigem mudanças no mercado. Uma delas é o crescimento dos pequenos negócios em meios online. Hoje em dia é muito mais prático abrir uma loja de e-commerce que uma em um endereço físico. Dentre as vantagens estão os custos da loja virtual, que são bem mais baixos que o da loja física, e a possibilidade de vender para diferentes regiões, inclusive para fora do país. É claro que isso implica em logística e gestão de estoque bem feita, o que pode ser desafiador para uma pequena empresa. A seguir apresentamos algumas dicas de como superar esse desafio. Uma dica: você já ouviu falar sobre guarda-volumes (ou guarda móveis)?

guarda volumes e-commerce

Como funciona a gestão de estoque?

Fazer a gestão de estoque da empresa significa controlar de forma adequada os produtos e matérias-primas que mantêm o negócio em funcionamento. Para isso é necessário ter equilíbrio e organização. Alguns pontos importantes para um bom controle de estoque são:

  • Ter um inventário detalhado, sabendo tudo que você tem em estoque e o que está em falta e precisa ser reposto.
  • Padronizar esse estoque, com códigos diferentes para cada produto, evitando que um mesmo produto entre duas vezes no inventário.
  • Atualizar a linha de produtos disponível de tempos em tempos, promovendo queimas de estoque para seus clientes.
  • Manter também uma rotina de movimentação para não deixar faltar produtos com alta saída.
  • Armazenar e organizar o estoque em um guarda-volumes (ou guarda-móveis) para ter mais praticidade e segurança.
  • Promover queimas de estoque em datas comemorativas e épocas típicas de saldões, como as trocas de estação.
  • Criar clubes de vantagens e estratégias de incentivo às vendas entre sua equipe de funcionários, seja sua loja física ou virtual.

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Como fazer um inventário?

Como dito acima, o inventário é o primeiro passo para uma boa gestão de estoque. Sem ele, o dono da empresa fica cego com relação a seus produtos e matérias-primas, podendo perder negócios por conta dessa falta de conhecimento sobre o seu estoque. Assim, para criar um inventário de produtos e recursos para a fabricação, embalagem e outras necessidades relacionadas ao seu negócio, é preciso visualizar todos esses itens e, literalmente contabilizá-los.

Inventariar significa listar e organizar todos os itens que compõem o estoque. O ideal é que essa contagem dos produtos e materiais seja feita por profissionais treinados para isso, que saberão registrar tudo em planilhas e softwares específicos. Ao contratar esse tipo de profissional para o seu negócio, ele será capaz de categorizar os produtos, facilitando a identificação de cada um. Inclusive é fundamental que nessa categorização, cada produto seja cadastrado com um código individual, sem repetições no inventário. Essa padronização evita erros e ajuda a manter o estoque organizado para futuras checagens.

Guarda volumes e -commerce

Como movimentar o estoque?

Outra vantagem é a possibilidade de, a partir do inventário, criar sistemas que controlarão o estoque por meio de relatórios de compra e venda, definindo os produtos parados em estoque (que precisam de ações para serem comercializados) e o que está em falta e precisa ser readquirido.

Manter o estoque em movimento é uma das tarefas básicas de uma boa gestão, que deve ser feita pela chamada rotina de movimentação. Nela, devem ser identificados por meio de um protocolo próprio os produtos que dependem de sazonalidade, além de serem registrados em um relatório de oferta e demanda os produtos mais e menos procurados, assim como a disponibilidades deles no estoque.

Por meio desse controle do nível de estoque, você conseguirá antecipar as reposições e promoções de queima de estoque, satisfazendo as necessidades dos clientes e evitando compras antes ou depois da hora.

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Como promover queimas de estoque?

Principalmente para as pequenas empresas, fazer essa movimentação do estoque pode ser uma tarefa difícil. Invariavelmente haverá momentos em que você se encontrará com produtos encalhados em seu estoque. Para se livrar deles, o melhor método é promover uma queima de estoque, a famosa promoção.

Colocando preços mais acessíveis para os produtos, você incentiva a compra e consegue limpar aquele produto que estava ocupando espaço em estoque e recuperar o investimento feito nele, gerando liquidez para investir em novos itens necessários ao estoque da sua empresa.

Para isso, promova liquidações programadas estrategicamente para períodos que vendem mais, como datas comemorativas (dia dos namorados, dia das mães, Natal, etc.) e datas típicas de promoções, como a Black Friday, em novembro, e as liquidações de troca de estação, geralmente em julho e janeiro.

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Onde manter o estoque?

Enquanto espera essas datas mais apropriadas para a queima de estoque parado, o ideal é manter seu inventário de produtos guardado em outro lugar que sua loja. Especialmente para quem tem uma pequena empresa de e-commerce, uma solução bastante útil para manter o estoque são os guarda-volumes (ou guarda-móveis).

Criados para armazenar e organizar todo o tipo de itens, eles são uma opção prática e segura para você manter seu estoque guardado. É possível não apenas destinar neles os produtos encalhados, como manter todo o estoque, diminuindo assim os custos com armazenamento e focando mais na parte logística da entrega de seus produtos (inclusive na logística reversa, um problema comum para as lojas virtuais).

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Como vender mais ao longo do ano?

Para quem está com boa parte do estoque parado e não quer aguardar as datas comemorativas mais apropriadas para as queimas de estoque, é possível investir em outras opções que as liquidações.

A primeira delas é para quem tem uma loja física: o treinamento dos funcionários. Se sua equipe não estiver afiada para vender mais, invariavelmente seus negócios não irão tão bem em tempos de crise. Os vendedores devem ser verdadeiros defensores da marca, tentando alcançar o sucesso o máximo que conseguirem. Para isso, promova treinamentos regularmente e insira estratégias de incentivo como bônus ou folga para o vendedor com maior número de vendas ou que rendeu o valor mais alto de lucro para a empresa, por exemplo.

Para quem é dono de uma pequena empresa de e-commerce o treinamento dos funcionários também é extremamente relevante, já que além da ferramenta online de vendas o negócio precisa fornecer um sistema de atendimento ao consumidor, seja ele virtual ou não. Esse time tem responsabilidades semelhantes a uma equipe de vendas e deve estar preparado para tirar as dúvidas e resolver todos os tipos de insatisfações dos clientes.

Outra opção para aumentar a rotatividade do estoque da sua loja ao longo de todo o ano é investir em clubes de vantagens para seus clientes, como um cartão fidelidade que premia depois de determinado número de vezes que seu cliente consumir em seu negócio. Sentindo que ele terá vantagens à medida que comprar mais, não só você estará aumentando seu número de vendas, como criará uma relação de fidelização com o cliente, incentivando mais e mais seu retorno a sua loja, seja ela física ou online.

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Agora que você já sabe a melhor forma de criar um inventário, manter seu estoque em rotina de movimentação, promover ações de queima de estoque, guardar seu estoque em um guarda-móveis (ou guarda volumes) e vender mais ao longo de todo o ano, é hora de colocar essas ações em prática para sua pequena empresa, seja ela um e-commerce ou não.

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