Blog da MetroMax

Como organizar a casa: 101 dicas essenciais!

Você precisa mas não sabe como organizar a casa? Então, veja a nossa lista com 101 dicas para você fazer a organização do seu lar sem sofrimento.

como organizar a casa

 

Para te ajudar, separamos o texto em tópicos para aprender a organizar cada cômodo do seu lar: casa, cozinha, quarto, sala, banheiro, jardim e despensa. Ficou curioso e animado para organizar toda a casa? Então, confira a nossa lista:

 

 

 

 

Dicas de como organizar a casa. Começando pela cozinha…

 

1 – Liste tudo que está no armário

 

Saiba o que está na sua cozinha. Veja quantos pratos, copos, talheres, assadeiras, panelas o que você tem na geladeira…

organizar casa

 

 

2 – Separe alimentos perecíveis

 

Os alimentos não–perecíveis são aqueles que possuem um tempo longo de durabilidade. Por isso, é possível deixá-los em algum lugar mais estratégico já que não precisam ser utilizados com tanta rapidez. Que tal na despensa?

dicas de como organizar a casa

 

 

3 – Desapegue

 

Às vezes bate aquela dificuldade de como organizar a casa, né? Mas calma, você tem muitos copos, pratos e panelas antigas que não são mais usados ou que não tem utilidade na sua cozinha? Descarte. Você também pode doar, vender ou até mesmo guardar em caixas para que eles não ocupem um lugar desnecessário em sua cozinha.

dicas para organizar a casa

 

 

4 – Categorize: mais usado de um lado e menos usado de outro

 

Você precisa saber em que lugar estão os itens de cozinha que você mais usa. Para isso, a dica é categorizá-los em mais usados e menos usados. Assim, você pode colocar em armários ou prateleiras mais fáceis aquilo que você usa na sua rotina.

dicas da organização da casa

 

 

5 – Use paneleiros

 

Panelas ocupam muito espaço na cozinha e podem prejudicar a sua organização. Caso você não tenha um armário específico para isso, uma dica é fazer um paneleiro. Isso mesmo que você leu: fazer o seu próprio paneleiro! É super fácil e pode deixar a sua cozinha até mais estilosa.

 

 

 

6 – Guarde tábuas e assadeiras verticalmente

 

Se você tiver um armário pequeno e alto, que tal guardar ali as suas tábuas e assadeiras? Elas podem se encaixar verticalmente ou você pode encaixar pequenos pedaços de madeira para criar divisões, assim, será possível encaixá-los.

 

 

7 – Deixe os copos enfileirados

 

Não há como empilhar copos de vidro, mas outra opção para distribuir o espaço é organizá-los de forma enfileirada.

 

 

8 – Barras imantadas para facas

 

Você já ouviu falar em barra imantada? É uma tira grossa com imã que faz com que as facas grudem nela. Além de ficar super estiloso, você irá economizar um grande espaço na cozinha.

como organizar a casa

 

 

 

 

9 – Potes em uma parte do armário

 

Deixe uma parte do seu armário separado para potes de plástico. Encaixe um dentro do outro e deixe as tampas juntas. E lembre-se: potes são uma ótima de forma de como organizar a casa.

organizar casa

 

 

10 – Cuidado com teflon!

 

Se você for guardar suas panelas e frigideiras uma em cima da outra, lembre-se de ter cuidado para não estragar o teflon. Uma dica é colocar um papel toalha ou uma pano entre os objetos.

dicas de como organizar a casa

 

 

11 – Pendure o que você mais usa

 

dicas para organizar a casa

Quer otimizar o espaço da sua cozinha? Pendure o que você usa no dia a dia. Por exemplo, facas, garfos, conchas, espátulas…

 

 

12 – Coloque arames na parede

 

Para pendurar os seus utensílios, coloque pequenos ganchos nas paredes! Além de ser fácil, não faz muita bagunça.

dicas da organização da casa

 

 

13 – Separe comida em potes

 

Quer melhorar a sua cozinha e deixá-la mais bonita e organizada? Compre alguns potes transparentes ou estilizados para colocar alguns alimentos. Por exemplo, açúcar, macarrão, feijão ou arroz!

 

 

14 – Guarde sacolas plásticas

 

Sacolas plásticas são super úteis para colocar o lixo ou para embrulhar alguma coisa, mas fica difícil de utilizá-las se você não sabe em que lugar elas estão. Por isso, separe uma sacola específica ou um saco grande para guardar todas as suas sacolinhas e coloque em um lugar de fácil acesso na sua cozinha.

 

 

Jeitos de como organizar o quarto

 

15 –  Pare de acumular roupas

 

Aprenda: quanto mais você comprar, menos lugar para guardar suas coisas você terá. Se você não tem espaço no guarda-roupa e nem para comprar um maior, está na hora de pensar se o espaço no seu quarto (e na sua casa) está dando para você. Ou você pode parar de acumular roupas e objetos.

 

 

16 – Faça um varal para sapatos

 

Veja como fazer um varal para os seus sapatos:

 

Materiais:

 

  • Régua;
  • 4 pedaços de metal ou madeira.

 

Como fazer?

 

  • Você precisará medir o espaço entre as paredes do seu guarda-roupa;
  • Depois disso, compre 4 pedaços de metal ou de madeira do tamanho que você mediu;
  • Decida em qual altura do guarda-roupa ficará o seu varal e encaixe esses pedaços em quatro locais estratégicos:

 

1º – Deve ser o mais alto e ficar um pouco para trás;

2º – Para frente, no espaço de um sapato inclinado, e um pouco para baixo (você pode guardar sapatos com salto nesse lugar);

3º – Mais para baixo e na parte de trás

4º – Na mesma altura do terceiro pedaço só que mais para frente, com espaço o suficiente encaixar a ponta dos seus sapatos.

 

como organizar a casa

 

 

17 – Ou faça um organizador

 

 

 

 

18 – Deixe as roupas do dia seguinte separadas

 

Para evitar bagunça, separe na noite anterior a roupa que você usará no dia seguinte. É só separar alguns cabides com essa utilidade e pendurá-los na parte de fora do seu guarda-roupa. Roupas jogadas é uma bela forma de dificultar ainda mais como organizar a casa.

organizar casa

 

 

19 – Coloque ganchos na parte interna da porta do guarda-roupa

 

É uma ótima opção usar esses ganchinhos também para colocar a roupa do dia seguinte.

 dicas de como organizar a casa

 

 

20 – Faça um suporte para cintos

 

Ainda na parte interna da porta do guarda-roupa, coloque uma barra que poderá ser utilizada como suporte para seus cintos!

dicas para organizar a casa

 

 

21 – Use um baú para guardar roupas fora da estação

 

Uma das melhores formas de sempre ter folga no seu guarda-roupa é separar as roupas que você não usa e colocá-las dentro de caixas ou de baús. Dessa forma, você pode guardá-las em outro lugar e economizar muito espaço.

dicas da organização da casa

 

 

22 – Que tal fazer uma arara de roupas?

 

Sabe as araras de pendurar roupas em lojas? Elas podem ser de grande utilidade no seu quarto! Lá, você pode pendurar as roupas da semana ou casacos que estão ocupando espaço desnecessário no seu guarda-roupa.

 

 

 

23 – Inove com caixas de sapato

 

Se você tem caixas de sapato sobrando em casa, que tal utilizá-las a seu favor? Com apenas algumas mudanças, elas assumem uma aparência totalmente diferente e podem ser de ótima ajuda para organizar algumas coisas da sua casa.

 

 

24 – Use uma caixa para organizar o guarda-roupa

 

A caixa de sapato também pode ser ótima para ajudar a organizar camisetas! É só encaixá-las dentro da gaveta, dobrar suas blusas em rolinhos e colocá-las lado a lado. Dessa forma, você vai economizar muito espaço e também reciclar essas caixas – além de melhor como organizar a sua casa.

 

 

25 – E também para organizar roupas íntimas e meias

 

Você também pode utilizar organizadores próprios para deixar as suas roupas íntimas e meias bem mais arrumadas.

 

 

26 – Cama loft

 

Se você não tem espaço mesmo no seu quarto, que tal fazer uma mudança radical e colocar a sua cama para o alto? Isso mesmo! Você pode usar estrutura de uma beliche e, na parte de baixo, montar um pequeno armário! Quem sabe, até mesmo, usar a sua arara de roupas feita em casa.

 

como organizar a casa

 

 

27 – Utilize uma arara com duas hastes

 

Falando em arara, se você precisar de mais espaço coloque duas hastes na parte do meio da estrutura. Dessa forma, você criará uma prateleira que pode ser bem útil.

organizar casa

 

 

 

 

28 – Coloque um quadro velho debaixo de um móvel

 

Esse truque é bem diferente: você tem algum quadro velho e que não está sendo usado na sua casa? Coloque ele embaixo de algum móvel e crie uma sapateira personalizada. Se você colocar almofadas anti-risco, o quadro irá deslizar muito mais facilmente no chão da sua casa.

dicas de como organizar a casa

 

 

29 – Reutilize lacres de refrigerante

 

Os lacres de refrigerante podem ser muito úteis dentro do seu guarda-roupa! É só você o encaixar na parte do gancho do seu cabide e pendurar outro na parte de baixo. Super simples e uma grande ajuda.

dicas para organizar a casa

 

 

30 – Use uma corrente para os pendurar os seus ganchos

 

Gostou da ideia dos lacres? Para melhorá-la, é só trocá-los por uma corrente! Dessa forma, você pode pendurar vários cabides de uma vez só.

dicas da organização da casa

 

 

Ideias para organizar a sala de estar

 

31 – Use prateleiras (e muitas)

 

Tem parede livre na sua sala de estar? Coloque prateleiras! Além de serem ótimas para decoração, você ainda pode aproveitar para apoiar livros, velas e objetos nelas.

 

 

32 – Aproveite pufes com aberturas

 

Fez o teste e descobriu que a sua sala é muito pequena para as suas coisas? Você pode optar por usar pufes com aberturas para guardar algumas coisas e otimizar o espaço.

 

 

33 – Faça um canto para leituras

 

Aposto que você já sonhou em chegar do trabalho, tomar um banho relaxante e descansar um pouco lendo um livro, certo? Porém, se não existe um lugar aconchegante na sua casa para isso, será muito difícil que esse sonho se realize. Esse cantinho é uma das melhores coisas de organizar a casa.

 

Separe um canto da sua sala e inclua quatro coisas que farão uma super diferença:

 

1 – Uma pequena poltrona, mas confortável;

2 – Um pequeno banquinho ou criado-mudo;

3 – Um abajur;

4 – Um livro interessante.

 

 

34 – Coloque carregadores e adaptadores em uma caixa

 

Separe uma caixinha de madeira ou de plástico para colocar todos os carregadores e adaptadores da sua casa. Assim, você não terá que gastar seu tempo procurando esses cabos pela casa.

como organizar a casa

 

 

35 – Utilize um sofá sem braços

 

Eles até podem parecer desconfortáveis, mas dão a impressão de que a sua sala é bem mais ampla. Além disso, são super charmosos.

 organizar casa

 

 

36 – Faça a limpeza do seu sofá

 

Limpeza de sofá não é algo fácil e que todo mundo sabe fazer. Para te ajudar, fizemos esse pequeno tutorial de como tirar pequenas manchas:

 

Materiais:

 

  • Sofá de linho, tecido ou veludo;
  • Pano;
  • 1 copo de água;
  • ½ de vinagre.

 

Como fazer:

 

  • Misture o copo de água com a medida de vinagre;
  • Coloque aos poucos no pano e passe sobre a mancha;
  • Deixe secar naturalmente.

dicas de como organizar a casa

 

 

37 – Coloque a televisão no lugar certo

 

Quando você for organizar a sua sala, lembre-se de não a colocar contra o sol. Dessa forma, será bem difícil conseguir enxergar a tela em dias ensolarados.

dicas para organizar a casa

 

 

38 – Guarde os controles remotos em lugares específicos

 

Faça um suporte para guardar todos os controles remotos. É super fácil:

 

 

 

39 – Coloque uma bandeja na mesa de centro

 

Quer deixar a sua sala ainda mais estilosa? Separe uma bandeja bonita e coloque na mesa de canto ou de centro. Lá, você pode guardar velas, garrafas e taças.

dicas da organização da casa

 

 

40 – Prefira um rack liso e de vidro para evitar acúmulo de pó

 

Prefira um rack liso e, de preferência, que seja de vidro. Será mais difícil de acumular pó com esse modelo.

 

 

41 – Escolha móveis funcionais

 

Se você quer melhorar a organização da sua casa, opte por móveis funcionais, ou seja, que possam ter mais de uma função na sala. Por exemplo, os pufes que foram citados na dica 32. Além de servirem de lugar para sentar, eles também podem guardar coisas.

Se você quiser saber como renovar o seu lar com organização é só clicar nesse link.

 

 

42 – Cestas para pastas, revistas e livros

 

Escolha uma cesta ou um revisteiro para guardar pastas, revistas e livros que ficam na sala de estar.

 

 

 

43 – Móvel retangular = muito mais espaço

 

Apesar de serem muito bonitas, as mesas redondas ou ovais dificultam a passagem e ocupam bastante espaço na sala. Por isso, prefira um móvel retangular ou quadrado para conseguir mais espaço. Essa é uma ótima de forma de 

 

 

44 – Guarde a bagunça em caixas!

 

Pois é, se o seu teste disse que você tem muitas coisas para o espaço da sua casa, está na hora de começar a organizá-las de outras forma. Na sala, use caixas de plástico ou de madeira para guardar tudo aquilo que não é utilizado e só está poluindo o ambiente.

como organizar a casa

 

 

 

 

Dicas para organizar o banheiro

 

45 – Faça um apoio de móvel

 

Você sabe o que é um apoio móvel? Parece uma prateleira com rodinhas! Nela, você pode guardar coisas que são mais usadas e que podem mudar de lugar. Além disso, é um charme.

organizar casa

 

 

46 – Use a parte de trás da porta

 

Já pensou em ter um armário ali? Pois é, com um pouco de criatividade e a ajuda de um marceneiro, você pode utilizar esse espaço e otimizar o seu banheiro.

dicas de como organizar a casa

 

 

47 –  Personalize seus ganchos

 

Sabe os ganchinhos que tem no seu banheiro? Eles podem ser bem mais estilosos se você personalizá-los. Por exemplo, que tal pintá-los da cor da decoração da sua casa?

dicas para organizar a casa

 

 

48 – Ouse: pendure no teto!

 

Isso mesmo que você leu: pendure no teto! Calma, não é tudo que dá para pendurar no seu teto. Para facilitar, você pode pendurar redinhas e encaixar os seus cosméticos ali.

dicas da organização da casa

 

 

49 – Deixe um cesto do lado da pia

 

Organizadores são ótimos para melhorar a disposição dos objetos do banheiro. Você pode deixá-lo na pia ou dentro do armário.

 

 

 

50 – Use a parte interna da porta do armário

 

Coloque ganchinhos ou pequenas caixinhas na parte interna da porta do seu armário de banheiro. Ali, você pode pendurar secador, chapinha, babyliss, etc.

 

 

51 – Coloque um saco para roupas sujas

 

 Que tal mudar o cesto de roupas sujas para um saco? Ele pode ficar pendurado embaixo da pia ou ao lado do seu armário. Dependendo do material escolhido, eles podem dar outra cara para o banheiro do seu quarto.

 

 

52 – Use o espaço livre na parede

 

Como organizar a casa e deixar o banheiro de lado? Não dá, né? A parede do seu banheiro também pode ser utilizada para otimizar o espaço e a organização do lugar. Aposte em nichos ou em prateleiras para colocar produtos de beleza.

como organizar a casa

 

 

53 – Caixa organizadora hoje. Caixa organizadora amanhã. Caixa organizadora sempre.

 

Nós já falamos sobre caixas organizadoras em outros tópicos, mas é sempre bom reforçar a importância delas na organização da sua casa.

organizar casa

 

Caso você tenha juntado muitas caixas e não tem mais lugar para colocá-las, você pode procurar um lugar que alugue metros quadrados para guardá-las. Além de garantir que sua casa ficará organizada, você também não precisa se desfazer de nada.

 

 

54 – Coloque uma bandeja na pia para organizar cosméticos

 

Bandejas são um charme e no banheiro ficam ainda mais bonitas. Lá, você pode colocar cremes, loções, hidratantes, entre outros cosméticos que são utilizados no dia a dia. Na hora de escolher a bandeja, siga a decoração do cômodo.

dicas de como organizar a casa

 

 

55 – Use prateleiras em vez de armários

 

Não tem armários no seu banheiro, não tem problema! Utilize o espaço embaixo da pia e instale prateleiras nas paredes. Aproveite a oportunidade e estilize o banheiro da forma que você quiser.

dicas para organizar a casa

 

 

56 – Utilize embalagem de velas para decorar

 

Você sabia que embalagens de velas podem ser um ótimo organizador de batons? Confira o tutorial:

 

Material:

 

  • 6 embalagens de velas vazias;
  • Cola quente.

 

Como fazer:

 

  • Esse organizador terá o formato de uma pirâmide. Por isso, faça a base colando três laterais das embalagens;
  • Depois, cole duas embalagens;
  • Agora é só empilhá-las colar tudo com a cola quente.

 

dicas para organizar a casa

 

 

57 – Que tal uma escada no banheiro?

 

Okay, isso pode ser um pouco estranho. Porém, caso você tenha espaço sobrando no seu banheiro, a escada pode ser um ótimo suporte para toalhas e ainda deixará o seu cômodo totalmente moderno.

dicas da organização da casa

 

 

58 – Use imãs!

 

Tem muitos grampos para guardar? Compre uma fita de imã e cole em algum lugar estratégico do seu banheiro. Ali, você poderá grudar tudo que for de metal!

 

 

59 – Esmaltes em uma bomboniere

 

Bombonieres são tão bonitas, não é mesmo? Além de charmosas, elas têm várias funcionalidades! Uma delas é guardar todos os seus esmaltes e deixar o seu banheiro ainda mais lindo.

 

 

60 – Escolha portas de correr

 

Se o seu banheiro é pequeno, a prioridade é economizar espaço. Para isso, prefira colocar portas de correr nos armários e no box.

como organizar a casa

 

 

Jeitos para organizar o jardim

 

61 – Decida o que você quer para o lugar

 

Seu quintal pode se transformar em várias coisas:

 

  • Área de churrasco;
  • Área gourmet;
  • Recreativo;
  • Descanso;
  • Garagem;
  • Jardim;
  • Entre outros.

 

Por isso, é muito importante definir qual será a sua funcionalidade para descobrir como organizá-lo. Decidiu que será um jardim? Ótimo! Agora, é só aprender como deixá-lo cada vez mais bonito.

organizar casa

 

 

62 – Procure inspiração: Pinterest

 

Quer deixar o seu jardim que parece sido tirado de um filme? Isso não é impossível, mas é preciso procurar por inspirações. Além de ter todo o Google ao seu favor, existe um site que junta todas as dicas para aprender a estilizar o seu jardim: Pinterest.

dicas de como organizar a casa

 

Esse site possui fotos que possuem inspirações e também tutoriais de como aplicar as técnicas ensinadas. Apesar de estarmos falando de jardins, o Pinterest possui imagens que ensinam desde como aprender a desenhar até penteados de noiva. Ou seja, é um site para ficar de olho.

 

 

63 – Alinhe os canteiros

 

A melhor forma de manter um visual agradável e harmônico em um jardim é colocar os canteiros de forma alinhada. Para não errar nisso, a dica é utilizar os canteiros para delimitar o tamanho do jardim ou do quintal.

dicas para organizar a casa

 

 

64 – Que tal investir em um canteiro florido?

 

Quer deixar o seu canteiro ainda mais charmoso? Invista em flores! Além disso, elas darão um ar muito mais romântico para o lugar.

 

 

 

65 – Tem piscina? Margeie com flores!

 

Se o seu jardim tem piscina e você quer aproveitar melhor o espaço, plante flores ao redor do lugar de recreação. Com isso, você terá a impressão de que o lugar é bem mais relaxante.

dicas da organização da casa

 

 

66 – Pendure todos os utensílios de manutenção do jardim

 

Para manter um jardim, é preciso ter alguns utensílios de manutenção como, por exemplo, pá, enxada, fertilizantes, sementes, entre outros. Por isso, guarde pendurado o que conseguir e coloque em potes o resto, assim você evita bagunça.

 

 

 

 

67 – Utilize vasos pequenos

 

Se você começou o seu jardim agora e não terá a ajuda de um jardineiro, utilize apenas vasos pequenos e aposte em plantas de pequeno porte. Assim, você vai aprendendo aos poucos a cuidar do seu jardim.

 

 

68 – Recicle tudo o que puder

 

O jardim pode ser um bom teste para você começar a diminuir as suas compras. Muitas coisas que você precisa podem ser reutilizadas, tanto para decorar o local quanto para organizar. Por exemplo, você pode usar caixotes para fazer prateleiras e garrafas pet e latas de metal para montar vasinhos.

 

 

69 – Você sabe qual mês cada flor floresce?

 

Se você quer que o seu jardim floresça, é preciso ficar atento ao calendário das flores. Confira:

 

Janeiro: Boca de Leão, Margarida, Azaléia, Áster, Cravina, Amor Perfeito, Lobélia, Magnólia, Papoula, Petúnia, Sempre-Viva e Verbena.

 

Fevereiro: Amor Perfeito, Boca de Leão, Áster, Magnólia, Papoula, Petúnia, Sempre Viva e Cravina.

 

Março: Cravina, Gipsófila, Margarida, Áster, Papoula e Petúnia.

 

Abril: Camélia, Gipsófila, Margarida, Papoula e Petúnia.

 

Maio: Amor Perfeito, Azaléia, Camélia, Crisântemo, Gipsófila, Margarida, Papoula, Petúnia, Primavera, Áster, Cravina, Cravo e Tulipa.

 

Junho: Azaléia, Camélia, Margarida, Gipsófila, Amor Perfeito, Crisântemo, Petúnia e Tulipa.

 

Julho: Crisântemo, Gipsófila, Margarida, Tulipa, Amor Perfeito, Petúnia e Primavera.

 

Agosto: Begônia, Crisântemo, Margarida, Verbena, Copo de Leite, Girassol, Tulipa, Amor Perfeito, Gipsófila, Primavera e Sempre-Viva.

 

Setembro: Amor Perfeito, Begônia, Boca de Leão, Gardênia, Gipsófila, Margaridinha, Primavera, Copo de Leite, Girassol, Tulipa, Açucena, Campainha, Miosótis, Sempre Viva e Verbena.

 

Outubro: Açucena, Begônia, Gardênia, Margaridinha, Miosótis, Sempre-Viva, Copo de Leite, Girassol, Lírio Branco, Tulipa, Amor Perfeito, Boca de Leão, Campainha e Verbena.

 

Novembro: Amor Perfeito, Gardênia, Hortênsia, Lírio, Margaridinha, Verbena, Boca de Leão, Campainha, Lobélia, Miosótis, Petúnia, Sempre-Viva, Copo-de-Leite, Crisântemo, Gérbera, Gipsófila e Girassol.

 

Dezembro: Amor Perfeito, Azaléia, Boca de Leão, Cravina, Gardênia, Lírio, Lobélia, Margaridinha, Miosótis, Papoula, Petúnia, Sempre-Viva, Verbena, Crisântemo, Gérbera, Gipsófila e Girassol.

como organizar a casa

 

 

Ideias para organizar a despensa

 

70 – Antes de organizar, limpe toda a despensa!

 

Já que você vai organizar, comece limpando tudo! Assim você já começa a ter uma ideia do que você tem em estoque e o que está faltando.

organizar casa

 

 

71 – Jogue fora o que você não vai usar (ou doe)

 

Você não gosta de lentilha, mas descobriu que tem um pacote inteirinho da sua despensa ocupando espaço? Você tem duas opções: jogar fora ou doar. Lembre-se que alguém pode estar precisando dessa comida e que você pode ajudar.

dicas de como organizar a casa

 

Separe tudo o que você não vai usar mais e decida qual será o destino desses alimentos.

 

 

72 – Use cestos de organização

 

 

dicas para organizar a casa

 

Cestinhos são necessários em todos os cômodos da casa, não seria diferente na despensa. Afinal, eles são bem mais úteis nesse lugar, já que pode facilitar (e muito) a organização.

 

 

73 – Organize por data de validade

 

Agora que você fez a limpeza geral e separou o que você não usa mais, está na hora de colocar tudo aquilo que está para vencer em algum lugar de fácil acesso. Assim, você pode prepará-los logo para antes de perdê-los para a validade.

dicas da organização da casa

 

 

74 – Utilize ganchinhos

 

Apesar de não ser possível pendurar alimentos, você pode utilizar o espaço da despensa para pendurar utensílios da cozinha que você não usa com tanta frequência.

 

 

75 – Deixe o que você usa no dia a dia a mão

 

Na organização, coloque itens utilizados no dia a dia mais a frente. Assim, você poderá pegá-los facilmente como, por exemplo, arroz, café, feijão, macarrão, entre outros.

 

 

76 – Aliás, priorize o que está perto da data de validade

 

Como já dissemos na dica 93, aproveite a organização para deixar os alimentos próximos ao vencimento mais fáceis de serem localizados.

 

 

77 – “O que eu faço com o que sobrar?”: coloque em potinhos

 

Sobrou farofa caseira do almoço? Coloque em algum potinho transparente! Assim, você consegue ver facilmente na despensa o que já está pronto para consumo.

como organizar a casa

 

 

78 – Separe tudo por categorias

 

Categorize os potes e as caixas. Por exemplo, coloque uma etiqueta nos potes de arroz, macarrão, feijão, café e também nas caixas organizadoras de bolachas e biscoitos, óleos, latas, entre outros.

Além de deixar mais fácil para localização, você também deixa a sua despensa bem mais charmosa.

 

 

79 – Coloque um bloquinho de anotações na despensa para anotar o que está faltando

 

Outra forma de controlar o que entra e o que sai da despensa é colocando um bloquinho de anotações ali. Assim, toda vez que acabar algo é só anotar ali e sua lista de compras do mercado já estará feita!

Para otimizar as compras da geladeira, coloque outro bloquinho na porta ou na lateral desse eletrodoméstico.

organizar casa

 

 

Dicas para organizar a sua casa

 

80 – Um cômodo por dia

 

Faça uma listinha dos cômodos da sua casa e separe um dia da semana para cada um deles. Por exemplo*:

 

Segunda-Feira: Sala

Terça-Feira: Banheiro

Quarta-Feira: Cozinha

Quinta-Feira: Quarto 1

Sexta-Feira: Quarto 2

 

dicas de como organizar a casa

 

* Você pode intercalar essa lista, com a ordem a seu gosto, a cada uma semana ou quinze dias.

 

 

81 – Separe um dia da semana para fazer uma limpeza geral

 

Depois que você der uma arrumadinha em um cômodo por dia, você pode separar um dia da semana, ou a cada quinze dias, para fazer uma limpeza geral na sua casa. Aposto que, com a ajuda da dica número um, será muito mais rápido e fácil para deixar o seu lar limpinho e arrumado.

dicas para organizar a casa

 

 

82 – Junte em uma sacola tudo que está fora do lugar

 

Separe uma sacola bem grande para separar tudo que está fora do lugar em que deveria estar. Assim, você pode devolver cada um dos objetos ao cômodo que pertence sem precisar limpar a casa novamente.

 

 

83 – Coloque uma música animada

 

Você tem mais disposição para fazer as coisas quando está animado? Então, não deixe para organizar a casa durante os seus dias mais tristes. Quer mudar essa situação ou dar um “up” no seu humor? Invista em músicas (felizes, hein)! Segundo uma publicação feita pelo Journal of Positive Psychology, pesquisadores da Universidade do Missouri, nos Estados Unidos, descobriram que, quando você ouve uma música animada, ela faz com que o seu humor melhore.

dicas da organização da casa

 

Por isso, aposte em uma boa trilha sonora para melhorar o momento de organizar a sua casa.

 

 

84 – Faça uma lista do que você precisa fazer

 

Não comece a organizar tudo do nada: se planeje! A melhor forma para saber quais são as prioridades é colocar tudo em uma listinha. Além disso, você pode determinar quanto tempo precisará gastar em cada cômodo e descobrir que horas você terminará de arrumar o seu lar.

 

 

85 – Escolha o que você realmente consegue fazer

 

Fez a lista de tudo que você precisa fazer em casa? Okay. Então, agora chegou o momento de decidir o que está em suas mãos e você consegue fazer e o que você não tem como controlar e fazer naquela hora.

Um exemplo é se você tem limpar o quintal, mas para isso é preciso que alguém venha podar a árvore antes. Não tem como você podar a árvore, então tire isso da sua prioridade.

 

 

86 – E faça uma coisa de cada vez

 

Nada de tentar se multiplicar em dez pessoas. Você é só uma e só consegue fazer as coisas corretamente se dedicar atenção exclusiva para cada uma delas. Não sofra por tentar fazer tudo ao mesmo tempo.

como organizar a casa

 

 

87 – Não procrastine

 

Nós sabemos que é muito mais agradável esperar mais cinco minutinhos, depois mais uns dez, depois deixa passar a sua série favorita, emendar com outro episódio e quando ver é tarde demais para começar a organizar suas coisas. Pois é, a procrastinação pode atrapalhar os seus planos.

 

Dica: Quer focar na sua tarefa? Então, siga essas três dicas:

 

1 – Decidiu que vai colocar a mão na massa? Ótimo!

 

2 – Conte vagarosamente até 10, 20 ou 30 e comece a se mexer.

 

3 – Faça pequenas metas e se recompense ao cumprir cada uma delas. Por exemplo: quando eu terminar de arrumar o quarto, posso dar uma olhada nas minhas redes sociais. Só não abuse, okay?

 

 

88 – Saiba qual é o lugar mais bagunçado da sua casa

 

Você sabe e a gente também: todo mundo tem um cômodo da casa que é mais difícil de arrumar. E o pior é que, por ser mais complicado, você deixa ele de lado na organização da casa e isso vira uma bola de neve, não é mesmo?

 

 

89 – Descubra o porquê

 

Além de descobrir qual é o cômodo mais bagunçado, você precisa descobrir o motivo daquilo. Será que é porque ele tem mais tralhas? É o quarto que você menos fica na casa? É mais fácil se acomodar na bagunça?

Depois que você descobrir esse motivo, tente implementar mudanças em sua rotina para arrumar todo dia um pouquinho dele. Assim, você evita bagunça e retira esse “elefante branco” do meio da sala.

organizar casa

 

 

90 – Sempre que sair de um cômodo, tente melhorar uma coisa dele

 

Faça disso uma meta diária: saiu de um cômodo da sua casa? Melhore algo nele! Tire a almofada do chão, lave o copo sujo na pia, retire o cabelo do chão, abra as cortinas, arrume os livros, pegue o controle remoto do chão…

dicas de como organizar a casa

 

 

91 – Não exagere: foque no que você tem que focar

 

Você decidiu que dedicará quinze minutos por dia organizando cada quarto da sua casa? Então, foque naquilo e pronto. Não exagere e comece a limpar a casa todos os dias. Isso fará com que você fique cansada da rotina e abandone esses hábitos com o decorrer das semanas.

 

 

92 – Deixe produtos de limpeza sempre à mão

 

Sempre deixe algum produto de limpeza em um lugar fácil de encontrar. Dessa forma, caso você suje algo, será mais fácil se de impulsionar a limpar a bagunça, em vez de deixar de lado pela preguiça de achar os produtos.

dicas para organizar a casa

 

 

93 – Livre-se de 10 itens por mês

 

Outra meta para você: livre-se de, no mínimo, dez itens descartáveis da sua casa por mês. Assim, você poderá simplificar a disposição das coisas em seu lar de forma gradativa.

 

 

94 – Ou cada vez que comprar algo novo, livre-se de uma coisa

 

Essa dica é para manter o equilíbrio na sua casa. Decidiu comprar um novo item ou roupa? Separe uma para descartar ou para doar.

 

 

95 – Deixe itens mais usados a mostra

 

Se você usa o secador de cabelo todos os dias, não há motivo para guardá-lo escondido dentro do guarda-roupa ou de uma gaveta. Deixe a vista tudo que faz parte da sua rotina, isso evita que você desarrume suas coisas tentando encontrar outras.

dicas da organização da casa

 

 

96 – Separe coisas para a doar

 

Doe aquilo que você não usa mais. Esses objetos ou roupas podem ser valiosos para outra pessoa!

 

 

 

97 – Se você mora com outras pessoas, divida as tarefas

 

 

 

98 – Separe tudo que você não quer jogar fora

 

 

 

99 – Será que cabe todas as suas coisas na sua casa?

 

Você já parou para pensar se o problema é que a sua casa é muito pequena para tudo que você tem? Essa pode ser a razão dos seus problemas! Ainda está na dúvida? Então, faça esse teste e descubra já!

 

 

Dica para ter tempo para isso

 

100 – Utilize um calendário de organização

 

A dica primordial para que você consiga fazer a organização da sua casa é: organize o seu calendário. É preciso que você tenha um momento do seu dia ou da sua semana para pensar nesses tópicos que foram citados.

Afinal, de nada adianta organizar a casa por algumas semanas e depois deixar de lado. Por isso, é preciso que essas atitudes se tornem rotina e se transformem em algo habitual. Por isso, organize a sua agenda e crie um calendário de organização.

 

 

 

 

Dica para conseguir organizar toda a sua vida

 

101 – Tire um tempo para você!

 

 

como organizar a casa

 

Pode até parecer clichê, mas é preciso que você tire um tempo só seu, seja para descansar, pa relaxar, para cuidar da aparência, para ler, é preciso que você se dê atenção.

 

Se a sua é rotina pesada e não sobra nenhuma momento para se cuidar, dificilmente você se manterá animada para continuar com os cuidados para a sua casa. Quando você for seguir a dica 100, coloque como meta encontrar um horário diário, semanal ou quinzenal para dedicar a sua atenção totalmente em você. Além de ajudar a diminuir o estresse e o cansaço, essa é a melhor forma de se manter animada e incentivada a continuar cuidando de outras coisas, incluindo a organização da sua casa.

 

Você sabe o que é um Self Storage?

Faça seu orçamento sem compromisso

Insira suas informações e entraremos em contato com você

    Não sabe o tamanho? Calcule agora