Blog da MetroMax

As 18 melhores dicas para apartamentos pequenos!

Cada vez mais construtoras de empreendimentos imobiliários lançam apartamentos com metragem entre 30 e 60m², e isso se deve por vários fatores, como a alta demanda no mercado por moradia em grandes cidades, o sonho de muitas pessoas de ter o imóvel próprio, economia nos impostos e nas contas, menos tempo na limpeza, facilidade na hora de organizar e a praticidade na manutenção do imóvel de forma geral.

E quanto menor a área, mais valorizado os espaços se tornam, logo, cada centímetro é ouro e cada dica é uma solução!

O objetivo, apesar de ser complexo, é simples: você tem que colocar todas as funcionalidades de uma casa em pouco espaço e dar a ele uma “cara de apartamento”. E uma dica para fazer isso é combinando os ambientes, como juntar a sala de estar com a sala de jantar, ou mesmo colocar uma cozinha americana agregada à sala. Essa não é uma tarefa tranquila de se fazer, pois os espaços são bem reduzidos e limitados, mas com uma boa estratégia você pode sim ter um apartamento ótimo para morar! Ah, e para quem possui muitos móveis e objetos e não quer se desfazer, uma dica para ampliar apartamentos pequenos é utilizar os serviços de self-storage, os guarda móveis modernos, mas falaremos melhor disso mais na frente.

Mas quais móveis utilizar? Como aproveitar o melhor espaço da minha sala? Como colocar tudo que necessito no meu quarto? E a decoração, vai ficar de acordo?

Calma! São essas perguntas que vamos responder para você. E garantimos que no final seu apartamento vai servir de inspiração, com ótimas soluções de decoração e design, em um ambiente organizado, otimizado e extremamente confortável.

Vamos ao que interessa, queremos dicas!

 

1 – Dicas para apartamento: Usar espelhos!

Usar espelhos é um recurso muito utilizado por arquitetos e decoradores, pois além de dar mais suavidade e leveza aos apartamentos pequenos, eles também passam uma sensação extremamente agradável para os moradores e visitantes do ambiente.

Conheça mais dicas em: Guarda móveis RJ

Esse curinga da decoração para apartamentos pequenos pode fazer milagres e ser usado de diversas formas. Desde os grandes espelhos, que são mais comuns, até mesmo aos menores, que podem ser distribuídos pela casa. O ideal é coloca-los em áreas de circulação, embutidos em móveis, nas portas dos guarda roupas e até mesmo nas paredes.

Para corredores e outros cômodos compridos, os espelhos redondos ou decorativos são peças fundamentais, pois aumentam a sensação de largura, fazendo com o que apartamento pareça bem mais largo do que realmente é.

Se você tiver algum dinheiro sobrando, uma outra ótima dica é fazer móveis planejados, pois além da otimização do espaço, eles são criados na medida correta do ambiente. Para cozinhas e banheiros essa dica funciona muito bem. Para banheiros, inclusive, outro truque legal é colocar um espelho na parede da pia e um armário embaixo dela.

Porém, é necessário ter algum tipo de cuidado, pois a aplicação exagerada de espelhos no apartamento pode fazer com que as pessoas percam o senso de localização, sem saber onde estão (o que causa muita angústia e aflição).

Além disso, para que sua decoração com espelhos funcione bem, é necessário ter espaço livre nos ambientes. Caso você possua algum móvel muito grande, ou mesmo aquele piano antigo do seu avô e não sabe o que fazer ou onde colocar, uma boa sugestão é guardar em um guarda móveis ou em um self-storage, assim, quando você se mudar para um apartamento maior terá eles disponíveis.

As vantagens dos espelhos são infinitamente maiores que as desvantagens, outra qualidade dos espelhos é que eles podem ser combinados com qualquer cor, tecido, móvel ou material. A única questão é inserir dentro da decoração proposta, de resto é só aproveitar!

Para finalizar, a limpeza é fundamental, com os espelhos sempre limpos, sua casa sempre terá um aspecto vivo e vibrante.

 

apartamento-pequeno-16

apartamentos-decorados-com-espelho

espelho-3_ok

small-bathroom-design

 

2 – Use cores claras!

O fato é que, em pequenos ambientes, a decisão das cores na decoração é crucial e pode influenciar diretamente na impressão de quem estiver presente. Apesar do espaço ser o mesmo, a cor escolhida pode fazer ele parecer maior ou menor. As cores possuem personalidades próprias e saber usá-las de forma sábia é fundamental para se criar uma atmosfera interessante no seu apartamento.

O segredo é manter as coisas simples, em um apartamento pequeno o ideal é usar cores claras e pastéis principalmente nas paredes, no teto, nos carpetes e no piso, nada de cores fortes e vibrantes. Se quiser, pode até usar cores diferentes para as paredes e para o teto. Caso a ideia seja usar papéis de parede, evite grandes estampas, o indicado é sempre algo neutro e simples, pois isso disfarça a pequena dimensão do ambiente.

Caso queria colorir um pouco mais o ambiente, opte por colocar as cores mais fortes embaixo e as mais suaves em cima. Por exemplo, em um banheiro que possui o piso azul escuro, as paredes devem ser mais claras, podendo até ser um tom mais suave do próprio azul. Para finalizar, o teto tem que ser branco ou com uma cor mais clara que todas (ambientes com paredes mais escuras que o chão parecem caixotes).

 

22-decoracao-cores-neutras-e-colorido

22336-outros-ambientes-projetos-1-studio-scatena-arquitetura-viva-decora

Guia-para-Fazer-um-Apartamento-Pequeno-Parecer-Maior

sofa-apartamento-pequeno

 

3 – Sempre janelas grandes e sem bloqueios.

Quanto maior a janela, melhor, pois elas podem aumentar ou diminuir a sensação de amplitude do espaço. Além de facilitar a circulação das correntes de ar em seu apartamento, as janelas grandes também iluminam naturalmente seu ambiente. Mas não corra riscos, se você possui crianças ou animais em seu apartamento, utilize cercas de proteção, pois além da segurança, elas não obstruem a entrada de ar e luz.

 

Organize e renove a sua casa!

 

Mas, além das funcionalidades, as janelas também destacam-se pela decoração. Uma dica é utilizar janelas de vidro, que estão bastante em alta, principalmente nos projetos mais modernos.

Uma boa opção é optar pelo vidro temperado, que reduz até 20% do barulho externo e é mais resistente e seguro do que o convencional.

Para concluir, janelas de vídeo de grande formato passam sofisticação para o apartamento, como se a paisagem externa fosse um quadro pendurado na parede. Pode apostar!

 

apartamento_com_pequeno_jardim_3

Anjie-Cho_West-Village-Apartment_Living-Room.jpg.rend.hgtvcom.966.644

DP_SK-Interiors-Neutral-Living-Room_s4x3.jpg.rend.hgtvcom.966.725

 

4 – Desapega ou self-storage!

É simples, se você possui alguma coisa que não usa, você tem 4 opções: doar, vender, jogar fora ou colocar em algum self-storage.

Não mantenha as coisas que você não usa, além de ocuparem muito espaço em seu apartamento, muitas delas são realmente inúteis, pense bem! Nunca foi tão fácil se desfazer das coisas, coloca-las para vender na internet, entra outras coisas, então é só tira um sabadão para isso e mão na massa.

Mas é claro que existem certas coisas que não tem como se desfazer. Seja pelo valor sentimental, como um piano, documentos de família, livros, entre outras coisas, ou mesmo móveis que são grandes para o seu momento atual, mas que certamente serão aproveitados em um futuro próximo. Para essas situações, a melhor opção é utilizar os serviços de self-storage, os guarda-móveis modernos, que estão chegando com tudo por aqui. Além de confiáveis, acessíveis e livre de burocracias, eles são extremamente práticos.

 

10407932_1537733626479112_7027505613509191342_n

IMG_4935

 

5 – Pouco móveis e nada de bugigangas!

Menos é mais! A regra é simples, quanto mais objetos decorativos espalhados pela casa ou pendurados nas paredes, maior será a sensação de bagunça e desorganização. Entretanto, para manter poucos móveis de forma prática e elegante, alguns pontos são importantes.

Evite móveis muito grandes como estantes, elas são inimigas dos espaços pequenos, use um rack pequeno e baixo, ou mesmo um painel, eles certamente são as melhores opções. Como dissemos acima, use cores claras e, com uma decoração simples, a sensação de iluminação é potencializada, quanto mais poluição, mais escuro seu ambiente ficará.

Mas lembre-se, os poucos objetos do seu ambiente têm que estar em harmonia, não podendo ficar muito distantes um do outro, pois isso dá uma sensação de vazio e de despersonalização.

 

8702-quarto-apartamento-campo-belo-ii-gf-projetos-viva-decora

12792-quarto-perdizes-ii-casa-2-arquitetos-viva-decora

apartamento6

apartamento8

 

6 – Use eletrodomésticos e eletroeletrônicos embutidos!

A tecnologia tem como eterno objetivo diminuir o tamanho dos objetos e aumentar a performance. E isso se aplica para a sua casa também!

As televisões de LCD são uma prova real de como a tecnologia pode impactar na sua relação com o ambiente que vive. Mas não se empolgue e compre uma TV muito grande, pois em um apartamento pequeno, quanto maior for a tela, mais perto as pessoas ficarão da mesma e isso pode causar cansaço nos olhos, por exemplo. Outra dica é utilizar laptops e tablets no lugar do famoso desktop (computador de mesa).

Na cozinha não é diferente, o uso de eletrodomésticos embutidos é uma ótima opção para ganhar mobilidade e deixar o espaço mais aconchegante. Atualmente tudo pode ser embutido, desde o forno micro-ondas e o convencional, o cooktop e até mesmo a geladeira, dependendo do desenho da sua cozinha.

 

cozinha-planejada-americana-compact-9

cozinha-planejada-americana-compact-10

cozinha-planejada-americana-compact-11

cozinha-planejada-americana-compact-22

 

7 – União entre cômodos.

Cada vez mais popular, a união de cômodos está revolucionando a construção dos apartamentos mais compactos, que já são muitas vezes construídos originalmente dessa forma.

Uma ótima dica para uma cozinha americana, por exemplo, é subir a parede até a metade, só que fechando o restante com vidro transparente. Isso dará uma sensação de espaço maior para a cozinha e para a sala, além de evitar que o cheiro de comida invada o outro ambiente.

 

cozinha-planejada-americana-compact-10

cozinha-planejada-americana-compact-31

 

8 – Use decoração moderna!

Na dúvida, opte pelo moderno. Todos sabemos que os móveis antigos são lindos e extremamente charmosos, mas a realidade é que eles são grandes, espaçosos. Eles são de uma época em que as coisas eram muito maiores, principalmente os imóveis.

Além disso, um ambiente com cores claras e aspecto clean combina com uma decoração moderna, é a cereja do bolo do toque minimalista da sua casa, que se destacará pelo conforto físico e pelo visual.

 

27108-quarto-projeto-i-ibd-arquitetura-viva-decora

 

9 – Sofás perfeitos para você e para a visita.

Como já percebido, existe toda uma estratégia na hora de montar seu apartamento. E um ponto importante nessa estratégia é a escolha do sofá.

Nunca extrapole os 3 lugares, no máximo mais uma poltrona ou 1 puff. Não vale a pena ter 2 sofás, pois assim o cômodo ficará muito apertado e seus convidados não terão muito espaço para circular (além de, provavelmente, bloquear alguma das janelas). Uma boa opção é obter um sofá cama, que funcionará como um quarto de hóspedes quando tiver uma visita.

Para quem gosta de tapete, saiba que o sofá é o que determina o estilo. Caso o sofá seja mais escuro, vale a pena investir em um tapete mais claro. Mas para não errar, é sempre melhor optar por um sofá claro e liso, que abre inúmeras possiblidade, como um tapete estampado, por exemplo.

 

bes-small-apartments-designs-ideas-image-15

 

10 – Plantas

Plantas são ótimas, elas trazem vida ao apartamento! E em lugares pequenos elas funcionam como decoração também, podendo ser penduradas no teto ou na parede, por meio de ganchos especiais.

Não sabe qual comprar? Temos algumas sugestões.

As orquídeas e as bromélias são ótimas, pois além de não necessitarem de cuidados diários, são indicadas para qualquer parte da casa que tenha pouca iluminação. Outra boa opção é o bambu da sorte, ele pode ser colocado em qualquer ambiente do apartamento,  até mesmo no banheiro, sem contar que ele traz boas energias para o ambiente e não dá trabalho nenhum.

Já para locais externos que o sol alcança (como varandas e áreas de serviço), recomendamos a azaleia e o bougainville, que possuem cores intensas e vivas, que dão um charme único ao seu apartamento.

 

8b4f34f56deb1daf52ea6e2dfde089c5

carrodemola-bambu-da-sorte-escritorio

gorgeous-and-lovely-twin-20-square-meter-apartments-for-small-apartment-interior-designs-with-green-wallpaper-with-strip-also-white-dining-set-and-m

how-to-decorate-a-living-room-with-indoor-plants

 

11 – Porta-revistas para organizar e decorar.

Sempre receba seus convidados com uma boa leitura. E para isso nada melhor que um porta-revistas! Já que a leitura é um hábito de tantas pessoas, por que não decorar sua casa levando isso em consideração?

Na verdade, essa dica não é apenas para apartamentos pequenos, não importa se o ambiente é grande ou pequeno, os porta-revistas decorativos ficam bem em qualquer lugar.

É claro que, para quem mora em um apartamento pequeno, é necessário escolher um objeto que se adapte bem ao ambiente. Existem também as combinações com outros móveis, como apoios de pé, que possuem porta revistas embaixo, até mesmo mesas de café, que também contam com suporte para as revistas. Não adianta, para quem possui um espaço limitado, o melhor é uma imaginação sem limites!

 

am_231956_3710943_18255

decorar

porta-revista

Porta-revista-para-decorar

 

12 – Prateleiras

Além de tirar os livros do guarda-roupa e do armário, as prateleiras não atrapalham em sua arrumação e dão uma utilidade mais que especial para aquela parede que não tem nada. Economize espaço no chão e mantenha os móveis livres. Confira algumas ótimas ideias para utilizar prateleiras.

 

23344-quarto-projeto-diversos-bruna-dias-germano-viva-decora

FASH-TAKE-01-68_EL_15nov12_pr_b

imagem-98

imagem-108

 

13 – Cozinha pequena

Se o seu apartamento é pequeno, sua cozinha não deve ser muito grande também. Mas não de desespere, há diversas formas de se otimizar espaço nessa área tão importante da casa.

Antes de tudo, planeje sua cozinha de uma forma em que os armários e os eletrodomésticos fiquem alinhados do mesmo lado.

Lembra que falamos dos eletrodomésticos embutidos? Então, atualmente os fabricantes têm muitas opções de aparelhos, basta verificar as medidas e a metragem do seu apartamento, nessa hora é essencial estar munido de uma fita métrica.

Além de questões mais tecnológicas, como o fogão cooktop, por exemplo. Temos duas dicas especiais.

A primeira é a mesa que abre e fecha: acredite, essa mesa pode facilitar muito a sua vida, tudo que você precisa é abrir na hora de uma refeição ou de receber alguma visita.

E a segunda é pendurar panelas e frigideiras na parede. Evite o abre e fecha constante de armários e gavetas, além de ganhar no espaço, essa dica faz você ganhar em praticidade também. Ah, e dá para pendurar tudo, frigideiras, panelas pequenas, luvas, pano de louça, entre outras coisas.

 

bes-small-apartments-designs-ideas-image-3

cozinha-planejada-americana-compact-1

cozinha-planejada-americana-compact-4

cozinha-planejada-americana-compact-11

 

14 – Iluminação

A iluminação de um apartamento influencia mais do que você imagina, ainda mais para imóveis pequenos.

A forma mais comum é a luz única fixa no teto, que faz o apartamento parecer ainda menor. Para reverter esse efeito, coloque várias lâmpadas no teto, e o melhor é que você não precisa necessariamente quebrar o teto, basta fazer aplicações em gesso!

Mas preste atenção em alguns detalhes. Por exemplo, nada de apontar a luz para as paredes lisas, pois isso evidenciará suas imperfeições. Outra dica importante é não colocar, de forma alguma, a luz direcionada para o sofá ou para televisores, pois isso implicará diretamente na visão da pessoa que estiver sentada ou na qualidade da imagem do televisor.

No quarto o objetivo principal é a manutenção do clima tranquilo e reservado. Por conta disso, a iluminação deve ser centralizada, sempre com cores quentes e com alguns pontos de luz estratégicos, como em frente ao guarda-roupa e nas laterais da cama.

Na cozinha e no banheiro é o oposto, pois esses ambientes requerem uma preocupação maior com a limpeza e com a higiene. Opte sempre por iluminação fria, ela vai ajudar a identificar sujeira e pequenos resíduos.

 

1021-quarto-decorado-oas-vila-mariana-i-by-arquitetura-viva-decora

2521-quarto-projeto-i-sartori-design-sartori-design-viva-decora

3397-quarto-apartamento-i-studio-novak-viva-decora

3819-quarto-casa-alto-de-pinheiros-marilia-veiga-viva-decora

 

15 – Use beliches no quarto

Ganhe espaço verticalmente! Beliches são excelentes formas de se ganhar espaço em quartos compartilhados. Além da tradicional cama sobre cama, existem variações de beliche que também são muito eficientes, com mesas de escritório e armários na parte de baixo, o que facilita bastante a organização do seu apartamento.

 

5072-quarto-decorado-rua-da-bica-sesso-dalanezi-arquitetura-design-viva-decora

26082-quarto-projetos-diversos-maithia-guedes-viva-decora

29879-quarto-projetos-diversos-giuliano-luchetti-viva-decora

42630-quarto-projeto-diversos-helaine-goes-pinterich-viva-decora

 

16 – Crie diferenciais entre os ambientes

Um dos pontos fracos dos apartamentos pequenos é a sensação de que tudo pertence ao mesmo ambiente. Para que isso não aconteça, crie a impressão de divisão entre os cômodos. Uma ótima forma de se fazer isso é trocar o piso e a cor da parede entre a cozinha e a sala que dividem o mesmo espaço. Uma simples linha de pastilhas (estão na moda!) sobre a pia da cozinha já gera uma divisão visual muito bacana.

 

bes-small-apartments-designs-ideas-image-12

bes-small-apartments-designs-ideas-image-14

 

17 – Móveis planejados

Antes restritos aos imóveis de luxo, os moveis planejados hoje são bem democráticos. Além de estarem na moda, eles são extremamente eficientes na organização de um imóvel pequeno. Não adianta, para ambientes organizados, funcionais e bonitos eles são a melhor opção.

Apesar de servirem perfeitamente para todos os cômodos de seu apartamento, eles funcionam especialmente no quarto  e na cozinha.

No quarto um bom exemplo é um guarda-roupa planejado que se encaixa perfeitamente no espaço do ambiente, além de atender exatamente a sua demanda, pois você escolherá o número de compartimentos, prateleiras, gavetas, etc. Além do impacto na decoração, a sensação de fluidez e aconchego que esses móveis trazem é incrível.

 

8745-quarto-apartamento-perdizes-iii-gf-projetos-viva-decora 9950-quarto-residencial-berrini-by-arquitetura-viva-decora

26728-quarto-projetos-diversos-marcela-madureira-viva-decora

 

18 – Dicas gerais

Para finalizar, separamos algumas pequenas dicas que, apesar de breves, fazem toda a diferença!

Não coloque muitos quadros na parede, vai parecer que o espaço está todo ocupado, o que é péssimo para ambientes pequenos. Além disso, evite tapetes muito grandes, eles vão usar muito espaço e também dificultam a limpeza e a manutenção. Por fim, mantenha a casa sempre organizada, esse é o principal segredo para que todos se sintam bem no seu lar.

É isso, agora é colocar as dicas e prática e curtir o aconchego do seu pequeno, porém especial apartamento.

Você sabe o que é um Self Storage?

Faça seu orçamento sem compromisso

Insira suas informações e entraremos em contato com você

    Não sabe o tamanho? Calcule agora