Telefone Telefone
(21) 2263-2533
WhatsApp WhatsApp
(21) 97152-4026
Endereço Endereço
Rua Pedro Alves 61, Santo Cristo,
Porto Maravilha - RJ - CEP 20220-280

Blog da MetroMax

9 melhores dicas na hora da mudança

Mudança é sempre uma fase desafiadora. Seja de casa para apartamento, o inverso ou até mudança de cidade, estado ou país. Levar todos seus pertences de um lugar a outro em um dia só é um baita de um desafio! Especialmente para casas com mais de um morador, em que os objetos foram acumulados por mais tempo.

Se você está nessa fase, não se desespere! Com um pouco de planejamento e organização é possível mudar-se sem estresse e ainda otimizar a utilização do espaço no novo lar. Para isso, acompanhe as nossas dicas. Uma delas, o guarda-volumes (ou guarda-móveis), vai revolucionar sua vida!

self storage rio de janeiro

1. Planeje-se antes da mudança

mudança guarda volumes

 

O primeiro passo, claro, é o planejamento. Sem ele, você pode perder objetos, danificar móveis ou simplesmente demorar semanas só para encontrar espaço para tudo que levou na mudança. Na fase de planejamento (que deve ser iniciada pelo menos com duas semanas de antecedência), faça uma espécie de inventário de seus bens.

Isso mesmo! Liste a quantidade de coisas que possui, desde os móveis até objetos esquecidos, como documentos, roupas de cama, brinquedos, etc. A lista deve te dar uma noção de quanto espaço cada tipo de pertence ocupará.

2. Analise o novo espaço

espaço guarda moveis

 

Depois de fazer o inventário, será possível avaliar mais ou menos onde cada móvel e objetos serão colocados na casa nova. É provável que você descubra soluções de decoração que nem tinha imaginado ainda só de ver tudo que você tem listado em um papel.

Principalmente para quem está mudando de um espaço grande para um apartamento pequeno, muitas vezes a sensação pode ser de que tudo que você tem nunca caberá em seu novo lar. Mas calma! Tente analisar friamente e separe a lista entre o que vai e o que não vai para a mudança.

3. Pratique o desapego…

self storage

 

É claro que nesta fase de auto avaliação de seus bens você perceberá alguns objetos acumulados sem necessidade. Aproveite esta chance para dar uma limpa em seus pertences. Doe ou venda roupas que não usa mais, aparelhos eletrônicos que não funcionam e afins. Afinal, é como dizem: casa nova, vida nova!

4. … mas nem tanto!

Planejamento guarda volumes

 

Ainda que você tenha mais coisas do que espaço para guardar, isso não quer dizer que precise se desfazer de todos os excessos. Alguns pertences podem ser importantes, como documentos, recordações, bicicletas, ferramentas e outros objetos que você não usa no dia a dia mas não quer se desfazer.

Para isso, a melhor solução é contratar um guarda-volumes, ou guarda-móveis. Localizados em grandes centros urbanos, como o Rio de Janeiro, esses locais oferecem galpões para você guardar seus pertences sem ter de se preocupar com segurança, limpeza, etc. Sempre que precisar, seus objetos estarão ali, à disposição.

5. Não espere o caminhão chegar

Organização guarda moveis

 

Depois que você se desfizer do que não quer mais e levar os pertences importantes, mas que não cabem em seu novo lar para um guarda-volumes, é hora de encarar a mudança propriamente dita. Alguns dias antes da data marcada, comece você mesmo a separar e até a encaixotar os pertences que julgar mais importantes. Roupas íntimas, joias, fotografias, objetos de valor que você não quer que quebrem. Tudo isso pode ser antecipado para que você não tenha de se preocupar no dia da mudança.

Nessa antecipação também é importante separar algumas caixas com os itens indispensáveis de uso para os primeiros dias na casa nova. Assim, você não vai passar fome ou ficar procurando desesperadamente pela escova de dentes na primeira noite, por exemplo.

6. Acompanhe o trabalho

Trabalho guarda volumes

 

Na data marcada, não deixe seus pertences totalmente na mão da transportadora. Mesmo se você for se mudar para outra cidade, estado ou país, é importante acompanhar o processo, mesmo que a distância. Verifique se tudo foi encaixotado da forma correta e exija organização e cuidado da empresa contratada.

Uma dica valiosa é escrever com uma canetinha o tipo de objeto inserido em cada caixa. Vale também pintá-las com cores diferentes correspondendo a cada cômodo ou ambiente do novo lar. Dessa forma você não se perde na hora de guardar tudo.

7. Chame seus amigos

Amigos guarda moveis

 

Outra dica importante é não ter medo de pedir ajuda. Que tal convidar os amigos para organizarem com você a casa nova? O pagamento pode ser a entrega de uma pizza por sua conta, por exemplo.

Por mais que seja trabalhosa, a mudança não precisa ser um dia de cansaço e estresse. Tente desfrutar a nova fase, de preferência com outras pessoas, que possam dividir o momento com você e ainda dar aquela ajudinha básica!

8. Se organize sem pressa

Organização guarda volumes

 

Quando a mudança é finalizada e o caminhão vai embora, é o momento em que a maioria das pessoas entram em desespero. Mas, lembre-se: além de não ter de fazer isso sozinho, você não precisa guardar tudo no mesmo dia. Priorize os objetos de uso diário e vá com calma.

Fazer as coisas com pressa só vai te levar ao desespero. Veja as marcações feitas nas caixas e comece por um cômodo ou ambiente específico. Só depois de finalizá-lo, parta para o próximo. Esse foco e priorização são essenciais para que o processo aconteça de forma organizada e rápida.

9. Mantenha a casa arrumada

Casa arrumada

 

Depois de guardar tudo no seu devido lugar, pode ser que você descubra que algumas coisas não se encaixaram da forma esperada. Isso é normal de acontecer em todo tipo de mudança, mesmo que você tenha feito todo o planejamento e análise prévia do novo espaço. Se você já contratou um guarda-volumes, basta recorrer a ele para guardar aquilo que não serviu de última hora. Se não contratou, essa é a hora de pensar sobre isso.

 

E aí? Gostou das nossas dicas? Se você gosta de ler sobre decoração, organização de espaços e dicas práticas para seu dia a dia, assine nossa newsletter e receba em primeira mão todos os posts aqui do blog!

 

Você sabe o que é um Self Storage?

Faça seu orçamento sem compromisso

Insira suas informações e entraremos em contato com você

Não sabe o tamanho? Calcule agora