Telefone Telefone
(21) 2263-2533
WhatsApp WhatsApp
(21) 97152-4026
Endereço Endereço
Rua Pedro Alves 61, Santo Cristo,
Porto Maravilha - RJ - CEP 20220-280

Blog da MetroMax

As 15 melhores dicas para você alugar seu imóvel durante as Olimpíadas (e depois também)

Pela primeira vez na história, o Rio de Janeiro será palco do maior evento esportivo do mundo: as Olimpíadas. São aproximadamente 11 mil atletas de mais de 200 países e milhares de fãs de esporte do mundo todo. A expectativa é que o país receba entre 350 e 500 mil visitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). Você já parou pra pensar onde toda essa gente vai ficar?

Guarda volumes rj

Você pode até pensar que o Rio de Janeiro já está acostumado a sediar grandes eventos, mas acredite, nada se compara a uma Olimpíada. A menos de um mês dos Jogos, encontrar vagas em hotéis já está quase impossível e as pousadas também estão lotadas. Alguns turistas estão até buscando hospedagem em albergues localizados em comunidades pacificadas.

Diante desse cenário em que muitos estão desesperados à procura de um cantinho para ficar, que tal ganhar um dinheiro extra alugando seu imóvel?

3 dicas para preparar o seu imóvel

 

Se você decidir alugar sua casa ou apartamento para turistas durante as Olimpíadas, é preciso uma preparação prévia.  A seguir apresentamos três dicas bem simples para fazer isso.

1.  Organize o espaço

Pense no que é essencial para as pessoas que vão passar uma temporada no seu imóvel. Reveja a disposição dos móveis, verifique se há espaço suficiente e retire dos cômodos aquilo que não for necessário. É muito importante retirar também objetos de valor, bem como porta-retratos e objetos pessoais. Se você tiver muita mobília, talvez seja interessante deixar suas coisas em um guarda-volumes (ou guarda-móveis).

Guarda volumes rj

2.  Conserte os defeitos

Não há nada pior do que alugar um imóvel e se surpreender com defeitinhos dia após dia. Pode ser a tomada que não funciona, a luz que está queimada ou, em casos mais graves, até uma infiltração. Por mais que uma lasquinha na parede possa parecer um pequeno defeito para você, para o hóspede isso pode ser o suficiente para deixá-lo desapontado, principalmente se ele tiver alugado o seu imóvel pela internet. Por isso, conserte as falhas e invista para que a sua casa ou apartamento cause uma boa impressão e não decepcione seu hóspede durante a estadia.

guarda volumes rj

3.  Decore o ambiente

Você certamente já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica, né? Uma decoração bem-feita tem o poder de deixar o ambiente mais organizado, agradável e, dependendo da escolha dos tons de cores, pode até influenciar no humor e na sensação térmica. E, às vezes, nem é necessário gastar muito. Itens simples como quadros, flores e jogos de toalhas podem fazer uma grande diferença.

 

 7 dicas para anunciar o seu imóvel

 

Depois de preparar o seu imóvel, está na hora de anunciá-lo. Nessa hora, a internet é uma boa aliada. Uma ótima estratégia é fazer anúncios nas redes sociais e em sites específicos que ajudam a divulgar a sua oferta. Veja as dicas de como anunciar da melhor forma o seu imóvel.

1.  Pesquise os preços dos concorrentes

Antes de tudo, veja quais preços estão sendo aplicados em imóveis com aproximadamente o mesmo tamanho que o seu e localizados na mesma região. Assim, você terá uma noção melhor de quanto poderá cobrar pelo aluguel.

5

2.  Descreva o imóvel em detalhes

É importante lembrar que as pessoas não conhecem o seu imóvel. Alguma informação importante que você deixar de colocar poderá ser determinante para que um potencial interessado pule para o próximo anúncio. Por isso, descreva bem o seu imóvel, coloque a localização, fale sobre a distância até os locais de competição, os meios de transporte mais próximos, o número de quartos e todos os detalhes que podem ser úteis para o seu público.

6

3.  Anuncie, pelo menos, em inglês e espanhol

O inglês e o espanhol fazem parte das línguas mais faladas no mundo. Então, colocar o seu anúncio nesses idiomas pode aumentar (e muito) as suas chances de ser encontrado por turistas estrangeiros.

viagem guarda moveis rj

4.  Coloque várias fotos do seu imóvel

Já ouviu aquela expressão de que uma imagem vale mais que mil palavras? Pois é, um anúncio com fotos tem cerca de 3x mais chances de ser clicado do que um que não tem. Por isso, quanto mais fotos você colocar melhor. Mas nada de fotos mal tiradas ou com qualidade ruim, hein! Prefira fotografar em um dia claro, organize os cômodos, faça uma boa decoração, escolha o melhor ângulo e aí sim faça o clique.

11

5.  Ofereça serviços

Se estiver ao seu alcance, uma boa ideia é oferecer alguns serviços extras. Além de atrair hóspedes, essa é uma forma de criar um diferencial em relação à concorrência. Você pode oferecer serviço de limpeza, café-da-manhã, traslado do aeroporto até o seu imóvel, lavanderia, entre outros.

guarda moveis rj

6.  Esteja aberto a dúvidas

Quando você coloca os seus contatos no anúncio, o mínimo que se espera é conseguir falar com você facilmente. Por isso, fique sempre atento ao seu e-mail, ao toque do celular e, sempre que puder, veja se tem alguma mensagem nas suas redes sociais. O importante é estar sempre disponível para esclarecer as dúvidas que possam surgir. Afinal, caso algum interessado tente falar com você e não consiga, isso pode ser suficiente para que ele nunca mais entre em contato.

7.  Fale a verdade

Essa é uma das dicas mais importantes. O desejo de passar a melhor imagem possível não pode interferir na sua honestidade. Por isso seja realista, não tente mascarar as fotos e descreva tudo em detalhes, inclusive possíveis restrições de animais, crianças, entrada de visitantes, entre outros. Afinal, se depois de alugar o seu imóvel o hóspede se sentir enganado, ele poderá pedir uma indenização. Além disso, isso pode atrapalhar (e muito) a sua reputação, já que ele provavelmente dará um feedback negativo no seu anúncio. Assim, fale sempre a verdade, nada mais que a verdade, ok?

 

5 cuidados antes, durante e depois de fechar o contrato

 

Antes, durante e depois de fechar o contrato é preciso tomar algumas precauções para não correr o risco de ter surpresas desagradáveis. Veja as dicas que separamos para você nesse quesito.

1.  Faça uma pesquisa sobre os hóspedes

Como medida de segurança, solicite todos os dados cadastrais dos interessados, inclusive a cópia de seus documentos, como RG, CPF e passaporte. No caso de hóspedes brasileiros, faça também uma pesquisa cadastral de crédito no Serviço de Proteção ao Inquilinato (SPI) e Serasa, para verificar se há alguma pendência.

2.  Faça um contrato de locação

Na hora de fazer o contrato, verifique a Lei 8.245/91, ou Lei do Inquilinato, que rege os direitos e deveres do locador e do locatário. No contrato é importante descrever tudo o que há no seu imóvel: todos os móveis, utensílios, equipamentos e eletrodomésticos, bem como a quantidade. Outra dica é anexar fotos do seu imóvel como precaução, caso haja algum dano. Coloque também no contrato, se for cabível, as regras de conduta do condomínio para evitar multas em casos de infração. Se o aluguel for para estrangeiros, faça uma versão do contrato na língua dele também. O contrato de aluguel de temporada deve ter um período menor que 90 dias.

8_2

3.  Faça a vistoria

Na chegada e na partida dos hóspedes, faça um formulário de vistoria do seu imóvel. Isso pode evitar prejuízos e possíveis desentendimentos, caso haja algum dano na sua casa ou apartamento. Lembre-se de que esse formulário deve ser anexado ao contrato de locação.

9

4.  Seja flexível na negociação

Ao receber uma proposta é importante saber negociar a oferta para não perder um hóspede interessado. É importante considerar outros tipos de pagamento não previstos, como um possível parcelamento, por exemplo. Porém, cuidado para não ser flexível demais e sair no prejuízo.

pagamento guarda volumes rj

5.  Exija um sinal

Uma forma de evitar desistências de última hora é exigir um sinal no fechamento do contrato e receber o resto do valor na entrega das chaves. Assim, caso o hóspede desista você fica com o sinal e não sai no prejuízo. Porém, lembre-se de que é importante documentar que, em caso de desistência, o sinal não será devolvido, da mesma forma que se você desistir do negócio terá que, não só devolver o sinal, como também pagar uma multa, de acordo com o que está previsto no Código Civil.

 

Aproveite as oportunidades

 

As Olimpíadas já vão começar, mas ainda dá tempo de aproveitar essa oportunidade. Além do mais, agora que você já sabe o que fazer para alugar o seu imóvel, o que você está esperando? Coloque em prática as nossas dicas e, para receber novidades sobre esses e outros assuntos, assine agora a nossa newsletter.

olimpiadas guarda volumes rj

 

Você sabe o que é um Self Storage?

Faça seu orçamento sem compromisso

Insira suas informações e entraremos em contato com você

Não sabe o tamanho? Calcule agora