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Blog da MetroMax

“Não faz sentido guardar estoque na região em que você tem que operar”

Há décadas a frente de badalados restaurantes cariocas, o empresário e restauranteur Janjão Garcia conta como driblar a crise e prosperar dentro da gastronomia.

A Rua Lopes Quintas, no Jardim Botânico, ficou famosa por seus restaurantes sofisticados e espaços hype de decoração e moda. É ali, no vai e vem de pessoas que sobem e descem a descolada ladeira, que Janjão Garcia instalou dois empreendimentos de sucesso, a Casa Carandaí e o Lorenzo. Ambos de comida, é claro! Afinal, o empresário e restauranteur já é uma referência há décadas na cena gastronômica do Rio de Janeiro.

Antes de mais nada, é preciso dizer que Janjão foi um dos fundadores de um dos espaços gastronômicos mais renomados a cidade, o Garcia & Rodrigues. A mistura de bistrô, restaurante, adega e loja foi inaugurada em 1997 e só fechou as portas em 2014, quando já estava sob administração de outro grupo. Segundo noticiou o jornal O Globo, a casa chegou a empregar 185 funcionários no auge de seu funcionamento.

 

 

Mas Janjão Garcia não parou por aí. Os atuais empreendimentos dele dispensam maiores apresentações e funcionam com enorme sucesso na sofisticada Lopes Quintas. O restaurante Lorenzo costuma ser ponto de encontro de artistas e famosos, que vão degustar as deliciosas receitas tradicionais italianas e francesas com uma pegada contemporânea. Ocupa uma casa de dois andares decorada com garrafas de vinho vazias, de safras antigas e edições limitadas – algumas delas consumidas no próprio restaurante. Já a Casa Carandaí é um raro misto de empório de produtos finos, adega, café e bistrô inaugurado em 2012 em uma linda casa histórica tombada. Com produtos de qualidade vindos de várias partes do Brasil e do mundo, o espaço oferece deliciosas receitas e centenas de rótulos de vinho de todo o mundo em um ambiente acolhedor e sofisticado.

 

 

Para tocar os negócios em meio à crise, sem perder a qualidade do serviço oferecido, o empresário experiente busca otimizar os gastos. E não é apenas a crise que atrapalha o negócio dos restaurantes, mas também o encarecimento de preços de imóveis e serviços em determinadas áreas da cidade, fenômeno global conhecido como gentrificação. “As lojas têm de estar onde há gente, mas o metro quadrado dessas áreas onde está o público consumidor estão muito caros. É o fenômeno da gentrificação, que é um fenômeno mundial”, explica. Apesar de seus estabelecimentos estarem muito identificados com os bairros onde funcionam, Janjão argumenta que um administrador inteligente deve buscar reduzir os custos de operar nesses locais, se eles forem caros. Nessas condições, ele explica, “não se justifica guardar na região onde você tem que operar, coisas como estoque, decoração, mobiliário e materiais excedentes”.

        Veja também: 5 empresas cariocas que driblam a crise e surfam no sucesso!

Para solucionar esse problema, Janjão Garcia aluga dois espaços na self-storage MetroMax, que propõe uma nova abordagem sobre armazenamento. Entre os objetos que o empresário costuma armazenar estão embalagens e caixas, itens muito úteis e que podem voltar a ser utilizados,  mas que raramente o seriam no cotidiano do restaurante.

 

 

Em um primeiro momento, Janjão alugou um espaço junto com outros donos de restaurantes amigos para utilizar como depósito. Como precisavam de um lugar com custos mais baixos para esse objetivo, optaram por um trecho de metro quadrado barato.  A experiência, no entanto, poderia ser melhor. “Era num trecho deteriorado, com problemas de segurança”, ele conta. O baixo custo não suplantou as preocupações e problemas e ele acabou optando por um self-storage. “É uma questão de fazer conta. Você pode alugar um pequeno galpão em um bairro afastado, mas vai pagar energia elétrica, segurança… Acaba ficando caro”.

 

 

Em meio à grave crise econômica em que se encontra o país – “mais prolongada que o esperado”, observa Janjão -,  a boa gestão de estoque colocada em prática por ele em seus empreendimentos ajuda a manter a saúde financeira dos negócios. Sorte a dos amantes da boa gastronomia, que podem ficar tranquilos sabendo que os negócios de Janjão Garcia estão à salvo e operando a todo vapor.

 

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