Blog da MetroMax

44 formas de organizar e dar uma nova cara a sua casa

Um problema comum hoje em dia na maioria dascasas é a falta de espaço. Principalmente pra quem mora em apartamento pequeno nas grandes cidades, é difícil guardar tudo, ainda mais de forma organizada e bonita. Uma opção prática e segura para dar ordem à casa é utilizar os guarda-volumes (ou guarda-móveis).

Mas, mesmo tirando de casa o excesso de móveis e objetos, é importante manter o que ficou pra trás de forma organizada. A seguir, apresentamos algumas dicas para você manter a ordem nos mais diversos ambientes da sua casa.

 

Guarda-roupa

 

O mais difícil de organizar para a maioria das pessoas (em especial as mulheres) é o guarda-roupa. Dezenas de peças de roupa mais todos os acessórios, entre bolsas, sapatos, bijouterias, lenços, óculos e por aí vai… A gente acaba acumulando uma série de coisas e depois não tem onde guardar, né?

Na hora de organizar o closet, comece dando uma limpa em tudo que não usa há mais de um ano. Separe os pertences de que não precisa mais entre coisas que você pode doar ou vender em um brechó ou loja online. Depois disso, você pode estocar roupas de frio, de praia e outras peças que não usa no dia a dia mas quer guardar em um guarda-volumes (ou guarda-móveis).

Por fim, é hora de deixar tudo que ficou no seu guarda-roupa de forma organizada. Separe roupas de cabide e de gaveta e guarde-as separadas por tipo (verão ou inverno, por exemplo) e por cores. Outras dicas pra deixar o closet em ordem são:

 

Gurda volumes 1

  • Coloque molduras na parede para dependurar colares, brincos e óculos. Você pode inserir um fio de naylon no próprio quadro ou ganchinhos na parede e deixar a moldura apenas como decoração.

 

 

 

 

 

Guarda volumes 2

  • Um simples cabide pode decorar a parede do quarto ou do closet sendo usado como porta óculos. Fica um charme e super prático para escolher qual modelo usar na hora de se arrumar.

 

 

Guarda volumes 3

  • Lenços, echarpes e cachecóis também podem ser dispostos em cabides ou em ganchos de dependurar papel higiênico ou toalha como esses da foto. Além de organizados, os acessórios não amarrotam nem pegam cheiro de guardado caso ficassem em uma gaveta.

 

 

Guarda volumes 4

  • Para guardar seus sapatos, uma ideia prática e simples é colocar uma tábua com rodinhas embaixo da cama, que pode ser puxada toda vez que você precisar escolher um modelo pra usar.

 

 

Guarda volumes 5

  • Outra ideia é montar uma sapateira em volta da sua cama. Principalmente em camas do tipo box é fácil criar esse estoque para os sapatos, que ficam guardadinhos e separados por plásticos, de forma fácil de ver os modelos e escolhê-los na hora de sair.

 

Guarda Volumes 6

  • Para quem não tem tanta habilidade manual, uma forma mais simples ainda é pegar garrafas PET e transformá-las em porta sapatilhas e sandálias baixas como na foto. Assim, você otimiza o espaço do armário dedicado aos sapatos.

 

 

Guarda Volumes 7

  • Para as sandálias de dedo, outra opção é envergar cabides como na imagem para que os calçados fiquem alinhados no cabideiro. Dá até para recortar tecido ou papel decorado para enfeitar cada cabide e dar o acabamento ao seu porta sandálias.

 

 

Guarda volumes 8

  • As bolsas ficam lindas quando guardadas em cabideiros como esse da foto. Especialmente as bolsas menores, como as de festa, servem até de objetos de decoração no closet ou no quarto.

 

 

Guada volumes 9

  • Mas, para quem não tem espaço para esse tipo de cabideiro, outra opção é usar um suporte de arame como esse da foto (normalmente utilizado para armazenar papéis e documentos) para colocar as bolsas mais fininhas. Elas ficam organizadas e ainda se conservam melhor, não perdendo a forma.

 

Banheiro

Outro terror, especialmente para quem tem muitos cremes, maquiagens e afins é o banheiro. Normalmente com micro armários, parece missão impossível guardar tudo que se tem no gabinete da pia ou no suporte do box. Mas calma, com alguns truques fica fácil reverter isso. Veja só:

 

Guarda volumes 10

  • No chuveiro, você consegue aproveitar o gancho da cortina do box para guardar shampoos, condicionadores e cremes. Um jeito simples de ganhar espaço e que fica um charme.

 

 

Guarda volumes 11

  • Outra forma de ganhar espaço no banheiro é colocando pequenos suportes dentro do gabinete em cima da pia. Dá pra guardar maquiagem, escovas de dentes e muito mais.

 

 

 

 

Guarda volumes 12

  • Embaixo da pia você também consegue ampliar o espaço usando um utensílio de cozinha: o suporte para doces! Fica lindo e é como se você ganhasse um segundo andar no armário. Os vidrinhos da foto também são uma boa dica para guardar curativos, algodões e outros objetos pequenos.

 

 

Guarda volumes 13

  • Outro lugar que pode ser mais bem utilizado é o espaço em cima do vaso sanitário. Que tal colocar uma caixa metálica na parede para guardar algodões, toalhas e até um vaso de flor bem bonito como o da foto?

 

 

Guarda moveis 1

  • O mesmo tipo de caixinha pode servir para guardar secadores de cabelo e afins na lateral do armário da pia. Vale tudo para aproveitar melhor o espaço e guardar tudo que você precisa ter à mão no banheiro.

 

 

Guarda volumes 14

  • Os esmaltes, por exemplo, podem ser armazenados de forma fofa em um baleiro. Você vê todas as cores quando for escolher qual usar e ainda decora o ambiente.

 

 

Guarda volumes 15

  • De forma bem prática, a maquiagem pode ser guardada na gaveta mesmo, mas que tal usar um divisor de talheres para separar seus pincéis, lápis e afins?

 

 

Guarda volumes 15

  • Sabe aqueles elásticos que nunca estão no lugar que você os deixou? Você não precisa mais passar por isso se usar um chaveiro para guardar todos juntos, como na foto. Vale deixar inclusive dentro da bolsa. Assim, você sempre terá um elástico à mão quando precisar.

 

 

Guarda-volumes 1

  • Outros que não precisam mais ficar perdidos por aí são seus grampos de cabelo. Basta usar uma caixinha de bala reaproveitada para guardar todos.

 

Quarto das crianças

Para guardar a bagunça da criançada, o desafio é ainda maior, né? Os pequenos têm por natureza o dom de fazer bagunça, mas cabe aos pais ensiná-los desde cedo a serem mais organizados e guardarem brinquedos, livros e jogos depois de usados. Para facilitar, deixe os espaços de armazenamento à mão tanto para você quanto para as crianças. Algumas dicas para deixar as coisas deles em ordem são:

Guarda-volumes 2

  • Prateleiras fininhas como a da foto servem para guardar tanto bonecas quanto livros. Se você não encontrar um modelo com esse aparador, pode improvisar com um fio de naylon pregado de uma ponta a outra da prateleira.

 

Guarda-volumes 3

  • As bonecas e suas roupinhas também podem ser guardadas atrás da porta ou na parede em uma sapateira plástica como essa da porta. Se seu nível de organização for alto, vale até etiquetar a sapateira como na foto, para que cada brinquedo tenha seu lugar.

 

 

 

 

Guarda-volumes 4

  • A mesma sapateira plástica também pode ser usada para guardar o material escolar ou artístico do seu filho. Ele vai sempre saber onde encontrar cola, tesoura, canetinhas e afins.

 

 

Guarda-volumes 5

  • De forma parecida, sapateiras maiores, de tecido, como na foto, podem servir para guardar os jogos de tabuleiro da criançada (e dos adultos também!).

 

 

Guarda-volumes 5

  • Mais um brinquedo que agrada crianças e adultos, os controles de videogame podem ser guardados utilizando uma simples fita de velcro na ponta do controle e outra na parede de um armário ou nicho. Guardando depois de usar, fica mais fácil encontrar na próxima vez.

 

 

Guarda-volumes 6

  • Brinquedos pequenos podem ser armazenados em cestinhas, pregadas na parede ou colocadas em cima da escrivaninha como na foto.

 

 

Guarda-volumes 7

  • Outra opção é colocar uma daquelas tábuas de ímã que seguram facas na cozinha para guardar brinquedos metálicos, como os carrinhos, no quarto da criançada. Fica uma graça e super organizado!

 

Cozinha

No cômodo mais gostoso da casa, engana-se quem acha que não é necessário ter organização. Se a geladeira está bagunçada, as chances de um alimento estragar são bem maiores. O mesmo vale para a despensa.

Sabe aquela tampa de potinho de plástico que você nunca acha ou as tampas de panelas que nunca combinam com a panela escolhida? Se organize e livre-se de uma vez desse tipo de problema.

Guarda-volumes 8

  • Para ganhar espaço no armário da cozinha, pregue ganchinhos na parte de dentro para colocar as tampas e, dentro, deixe as panelas uma dentro da outra, por ordem de tamanho.

 

 

Guarda-volumes 9

  • Outra opção, caso você tenha uma gaveta grande em casa, é colocar um cabo para separar panelas e tampas.

 

 

 

 

Guarda-volumes 8

  • Lembra a caixinha metálica que sugerimos usar em cima do vaso no banheiro ou na parede para guardar o secador? Na versão mais fininha, ela serve também para guardar as tampas de potinhos na cozinha.

 

 

Guarda-volumes 9

  • Ou então você pode pregar ela no armário para guardar papel alumínio, plásticos e afins.

Guarda-volumes 10

  • A geladeira também pode ganhar espaço com alguns truques como esse da foto. Bastou um ímã para que os potinhos pudessem ser guardados na porta do refrigerador, literalmente!

 

 

Guarda-volumes 11

  • Outra opção é para guardar molhos e potes começados a usar de cabeça pra baixo. Basta usar uma caixa de ovos na porta da geladeira para empilhá-los dessa forma.

 

 

Guarda-volumes 12

  • Para empilhar garrafas sem fazer bagunça e ocupando menos espaço, a dica é usar um pregador de papel, como na foto.

 

 

Guarda-volumes 13

  • Os temperos começados a usar, ao invés de ficarem naqueles saquinhos nada práticos, podem ser guardados dentro de potes de bala reaproveitados.

 

 

Guarda-volumes 14

  • Por fim, na cozinha, que tal criar uma fruteira alternativa com cestinhas na parede como na foto? Fica lindo e mega prático!

 

Lavanderia

Para guardar produtos de limpeza e outros materiais geralmente estocados na lavanderia ou área de serviço – como o ferro de passar, papel higiênico, sacos de lixo e vassouras – o ideal é que você tenha um espaço dedicado só pra isso. Se esse não é seu caso, tudo bem. Alguns truques ajudam a deixar em ordem essa parte da casa também:

 

Guarda-volumes 15

  • O armário da área de serviço pode ganhar muito mais espaço se usado da forma correta. Tente aproveitar cada espacinho usando suportes na porta como no exemplo da foto.

 

 

Guarda-volumes 16

  • Outra ideia é colocar uma barra embaixo do tanque, dentro do armário, como na foto acima. Desse jeito, você consegue guardar muito mais produtos de limpeza.

 

 

 

 

Guarda-volumes 17

  • Para o fio do ferro de passar não ocupar muito espaço, vale também fazer um fecho bonitinho, como esse da imagem.

 

 

Guarda-volumes 18

  • Barrinhas nas laterais do armário também servem para guardar sacos de lixo de forma mais prática.

 

Escritório

Por fim, um cômodo que é um dos mais desafiadores de se manter organizado: o escritório. Não tem ideia onde guardar pilhas, cabos, ferramentas e companhia? A gente te alguns truques, que vão te ajudar não só na da casa organização como na decoração:

Guarda-volumes 18

  • Para não se perder no mar de fios da sua casa, que tal usar rolos usados de papel higiênico como divisores em uma caixa ou gaveta?

 

 

Guarda-volumes 20

  • Outra ideia legal é pegar clipes de papel como os da foto (os mesmos que a gente usou para segurar as garrafas na geladeira) e separar as pontas dos cabos na escrivaninha do escritório. Mais prático, impossível!

 

 

Guarda-volumes 21

  • Lá embaixo, na tomada, a dica é colocar uma etiqueta identificando cada fio.Facilita, e muito, quando precisa trocar algum cabo de lugar.Guarda-volumes 22
  • Outra opção para guardar os fios é comprar uma necessárie com dividsórias. Para saber que fio é qual, basta colocar uma etiqueta.

 

 

Guarda-volumes 23

  • Para as pilhas de diferentes tamanhos, você pode comprar uma caixa organizadora de plástico, como aquelas para maquiagem ou materiais de costura.

 

 

Guarda-volumes 24

  • Por fim, lembra a placa metálica para guardar facas que sugerimos que você usasse no quarto das crianças? Ela também pode ficar no escritório (ou na garagem) para guardar pregos, parafusos e afins.

 

Gostou dessas dicas? Então assine nossa newsletter e não deixe de ler mais sobre dicas de organização e como um guarda-volumes (guarda-móveis) pode te ajudar na missão de deixar sua casa em ordem.

 

Fonte das imagens: Pinterest

 

Você sabe o que é um Self Storage?

Faça seu orçamento sem compromisso

Insira suas informações e entraremos em contato com você

    Não sabe o tamanho? Calcule agora