Blog da MetroMax

10 filmes e séries com lições para empresário e empreendedores

Diversão é importante, todos gostamos, mas é melhor ainda quando podemos tirar da experiência boas lições para a vida. Separamos uma lista com 10 filmes e séries para trazer inspiração e novas ideias para o seu negócio.

Filmes

 

À procura da felicidade (2006)

 

Filme Em Busca da Felicidade

 

Estrelado por Will Smith, o drama conta a história de um pai solteiro despejado de seu apartamento e com dificuldades de conseguir um trabalho.

Por que assistir?

O filme é emocionante e inspirador, além de ter várias lições sobre empreendedorismo, como persistir em seus objetivos, aprender com os erros e procurar sempre o melhor.

Onde assistir?

O filme está disponível no serviço HBOGo.

 

O Lobo de Wall Street (2013)

 

O Lobo de Wall Street

 

O filme conta como nomes de peso como Martin Scorsese (diretor) e Leonardo DiCaprio (ator principal). O personagem principal, Jordan Belfort, é um corretor da bolsa de valores que constrói um império por meios não tão legítimos. A história é baseada em fatos reais e ensina muitas lições sobre como ser bem sucedido, inclusive com exemplos do que não fazer.

Por que assistir?

O personagem principal é inteligente, persuasivo e carismático, um excelente vendedor e ótimo líder. A pesar das óbvias lições negativas da história, é um exemplo de liderança, trabalho em equipe e paixão na busca pelos objetivos desejados.

Onde assistir?

O filme está disponível na Netflix.

 

 

50 sites que todo empresário deve conhecer

 

 

Um senhor estagiário (2015)

 

Vida de estagiário

 

O filme é uma comédia leve e divertida, que mostra a história de um aposentado que se inscreve em um programa de estágio sênior e é selecionado para uma empresa de ecommerce de moda.

Por que assistir?

Além de ser divertido, o filme constrasta as formas diferentes de lidar com negócios e liderança do estagiário sênior Ben Whittaker (Robert DeNiro) e da jovem empresária Jules Ostin (Anne Hathaway). Após aguns atritos, os dois começam a entender que podem aprender um com o outro, e que seus estilos diferentes podem ser complementares.

Onde assistir?

O filme está disponível no serviço HBOGo.

 

 

A rede social (2012)

 

A Rede Social

 

O filme conta a história de Mark Zuckerberg e como ele criou um dos sites de rede social mais usados atualmente, o Facebook.

Por que assistir?

A história é bem contada, e demonstra alguns problemas e conflitos enfrentados por jovens empresários, como o relacionamento com sócios, disputas de propriedade intelectual, a busca por investimento e a persistência para levar para frente uma ideia.

Onde assistir?

O filme está disponível na Netflix.

 

 

Walt antes do Mickey (2015)

 

Walt: a vida antes de do Mickey

 

Walt antes do Mickey conta a história de Walt Disney antes da criação do seu mais famoso personagem e de seu império do entretenimento. O filme aborda os problemas e obstáculos que o desenhista enfrentou antes de se tornar um empresário de sucesso.

Por que assistir?

A Disney é referência em vários aspectos, como entretenimento, atendimento ao público e qualidade de produção. É importante para empreendedores conhecer a história de quem “já chegou lá” e aprender lições que serão importantes no seu caminho.

Onde assistir?

O filme está disponível na Netflix.

 

 

Séries

 

Mad Men (2007 – 2015)

 

Mad Men

 

Mad Men é uma série ambientada nos anos 1960 que mostra o dia a dia de uma agência de publicidade de Nova Iorque e o cenário social dos Estados Unidos da época. A série teve 92 episódios e ganhou 16 prêmios Emmy e 5 Golden Globes.

Por que assistir?

Além de abordar temáticas que são relevantes na atualidade, usando o contraste com os anos 60 para destacá-las, a série traz muitas lições sobre liderança, motivação e tomada de decisões nos negócios. Além disso, é amplamente considerada uma das melhores séries já feitas.

Onde assistir?

Todas as temporadas estão disponíveis na Netflix.

 

 

Shark Tank Brasil (2016 – …)

 

Shark Tank Brasil

 

O programa americano Shark Tank ganhou uma versão brasileira. Pequenos produtores e empreendedores fazem um pitch de seus negócios para um grupo de investidores e mentores, que decidem se vão investir ou não.

Por que assistir?

O programa mostra o quanto é importante reconhecer boas ideias e saber apresentá-las, convencendo potenciais investidores e parceiros de seu potencial. Além disso, dá uma boa aula de negociação.

Onde assistir?

A versão brasileira é transmitida pelo canal Sony. A segunda temporada está confirmada para 2017.

 

 

Suits (2011 – …)

 

Suits

 

Suits é um drama que gira em torno de um escritório de advocacia. Com um humor por vezes sarcástico, a série é focada no personagem Harvey Specter e seu braço direito Mike Ross.

Por que assistir?

A personalidade forte dos personagens e a forma como lidam com as situações propostas no enredo dão lições excelentes sobre carreira, liderança e empreendedorismo, além de mostrar formas nada “dentro da caixinha” de lidar com problemas e conflitos.

Onde assistir?

Suits é transmitido pelo canal TNT e as 5 primeiras temporadas estão disponíveis na Netflix.

 

 

Silicon Valley (2014 – …)

 

Silicon Valley

 

A série acompanha seis programadores que tentam construir suas carreiras no Vale do Silício, na Califórnia. A comédia já tem 3 temporadas completas, bem avaliadas pela crítica especializada, com a quarta prevista para ir ao ar no final de abril de 2017.

Por que assistir?

A série aborda o mundo das startups, incubadoras, investimentos e os dilemas sobre como alavancar uma carreira, como lidar com suas criações e que decisões tomar. É uma série ótima para quem está dentro desse mundo ou tem interesse em saber mais sobre ele.

Onde assistir?

A série está disponível no Brasil pelo HBOGo, serviço on demand da HBO acessível para assinantes de TV por assinatura.

 

 

The Office (2001 – 2003)

 

The Office

 

A série The Office tem uma versão americana e uma versão inglesa. Nos dois casos, é um tipo de humor chamado “mockumentary”: a série é feita para parecer um documentário. O cenário do “documentário” é o escritório de uma empresa, e os relacionamentos entre os personagens e suas tentativas de fugir do tédio do dia a dia são os motivos das piadas e brincadeiras.

Por que assistir?

Para quem lida com equipes, gestão de pessoas, seja em um escritório ou em outros ambientes, a série pode mostrar algumas situações conhecidas, sempre com um humor irreverente.

Onde assistir?

A versão inglesa da série está disponível na Netflix.

 

Veja também: 

 

 

 

 

Você sabe o que é um Self Storage?

Faça seu orçamento sem compromisso

Insira suas informações e entraremos em contato com você

    Não sabe o tamanho? Calcule agora