5 empresas cariocas que driblam a crise e surfam no sucesso!
A crise pela qual o país está passando já não é novidade para ninguém. Com maior ou menor gravidade dependendo do mercado e do setor analisado, a situação precisa ser encarada de frente, com persistência e criatividade, principalmente por parte dos empresários.
A situação do país também estimula muitas pessoas a se tornarem empreendedoras, procurando fontes de renda próprias e possibilidades de segurança para o futuro.
Neste cenário, a capacidade de inovação e a competência para gerenciar um negócio são essenciais, permitindo identificar oportunidades e aproveitar o melhor delas. Trouxemos alguns exemplos de negócios que estão crescendo e se destacando no Rio de Janeiro, para mostrar que há, sim, espaço para crescer e inovar, mesmo em períodos de crise.
Aproveite também e baixe o e-book detalhado de como fazer sua empresa crescer no Rio de Janeiro, mesmo com a crise.
Sucos do bem
A “do bem” foi considerada uma das empresas de bebidas mais disruptivas do mundo em 2016. Isso é bastante, e é um resultado das características que fizeram a empresa carioca ganhar o Brasil. Além da ênfase em produtos naturais e integrais, vendidos em caixinhas sem conservantes, a marca investiu num conceito abrangente de identidade visual e experiência de marca, se diferenciando assim da concorrência.
A tendência da alimentação saudável
A Tapi Carioca é especializada em tapiocas artesanais e sobremesas baseadas em farinha de tapioca. A proposta é oferecer ao público um produto de qualidade, preço acessível e muito sabor, sem sair da dieta. A tapiocaria virou uma franquia, e já tem várias unidades em fase de implementação no Rio de Janeiro. A expectativa dos sócios é levar a franquia para outras cidades em 2017 e chegar a 200 unidades até o fim de 2017.
O Brownie do Luiz
De acordo com a história contada no site da empresa, o Luiz começou a fazer brownies em 2005, ainda na adolescência, para vender para seus colegas na escola. Daí em diante o negócio cresceu, e o Brownie do Luiz teve um faturamento de R$ 3,5 milhões em 2015, já durante a crise. A receita é simples, está até disponível no site da marca. A empresa tem um conceito descontraído, com embalagens divertidas e “open bar de água” em suas 3 lojas no Rio de Janeiro. O fundador, Luiz, afirma que metade do lucro é reinvestido na produção, buscando sempre entregar produtos frescos e de qualidade.
Artesanato e sustentabilidade
O circuito de feiras Rio Ecosol está driblando a crise e teve um crescimento significativo em vendas em 2016, vendendo R$ 2,9 milhões em produtos ao longo do ano, R$ 1 milhão a mais que em 2015. As feiras reúnem mais de 200 empreendimentos em mais de 10 bairros do Rio. A proposta é incentivar e valorizar a economia solidária, além de colaborar para a revitalização e ocupação de espaços públicos.
O sucesso do Circuito mostra que a economia solidária pode ser um bom negócio, e traz aspectos atrativos para os consumidores, como a valorização da produção local e a noção de consumo sustentável.
Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?id=6758558
Diversão e inovação estampadas
A grife Reseva é mais um exemplo de empresa nascida no Rio de Janeiro e que mantem o crescimento, mesmo durante a crise. Em 2016 as vendas nas lojas próprias cresceram 26%, contrastando com uma redução de 6% nas vendas no varejo no mesmo período. A empresa aposta em uma gestão inovadora e divertida, filosofia refletida nas estampas e modelos despojados. Um dos sócios, Rony Meisler, é conhecido por ter uma personalidade compatível com a marca que lidera, escolhendo seus funcionários e lidando com eles de forma tão divertida e despojada quanto as roupas da grife.
Além de lojas próprias e multimarcas, a Reserva também vende pela internet, e atribui 25% das suas vendas ao ecommerce. Em 2017 será lançada também uma marca filhote da Reserva, com produtos mais baratos e produção em maior escala.
Fonte: http://exame.abril.com.br/carreira/a-lideranca-irreverente-e-inovadora-do-fundador-da-reserva/
Há exemplos de empresas de vários tamanhos e nichos que estão lidando bem com a crise e encontrando oportunidades para crescer. Nós mostramos aqui alguns exemplos, para trazer inspiração, mas o que dá resultado mesmo é o trabalho do dia-a-dia. O foco na qualidade dos produtos e dos serviços, em um bom relacionamento com os consumidores e nas ideias inovadoras dá a essas empresas algumas vantagens em relação a negócios com estruturas mais rígidas e fechadas.
Se você está na briga contra os efeitos da crise, conheça também o nosso e-book com dicas imperdíveis para fazer a sua empresa crescer. Acesse aqui: Como fazer sua empresa crescer no Rio de Janeiro (mesmo com a crise!).
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