Blog da MetroMax

Seu maquinário traz lucro? Veja 5 situações nas quais ele pode estar escoando dinheiro da sua empresa.

Empresas e indústrias de pequeno, médio e grande porte muitas vezes têm a necessidade de investir em maquinário para aumentar a produção e os lucros. Em tempos de crescimento econômico e lucros crescentes, esse investimento pode trazer bons frutos e impulsionar o negócio.

Mas quando o consumo e a produção caem, o maquinário que trouxe lucro pode representar dinheiro sendo gasto sem um lucro proporcional.

 

LEIA MAIS: baixe o nosso ebook e saiba como as empresas perdem dinheiro armazenando documentos e maquinário.

 

Veja abaixo 5 situações nas quais o maquinário inativo ou subaproveitado pode fazer a sua empresa perder dinheiro.

 

 

Você tem maquinário parado

 

Há períodos de menor produção e ganhos em qualquer ciclo econômico, que podem se traduzir em diminuição da equipe e maquinário temporariamente parado. Um investimento em equipamentos que foi frutífero no passado pode passar a ser um peso na empresa, ocupando espaço e consumindo mais recursos do que produz. Se a sua empresa tem maquinário parado, pode ser um bom momento para repensar a maneira de lidar com isso.

 

 

Você tem maquinário pouco produtivo

 

Uma diminuição na produção pode também trazer um cenário de maquinário operando em menor ritmo, procurando manter um equilíbrio em relação às demandas do mercado. É sempre importante analisar a capacidade e o custo de produção, incluindo manutenção, equipe e custo do espaço físico, para decidir que equipamentos estão trazendo lucros o suficiente para compensar a operação.

 

 

Você paga por espaço que não é rentável

 

Uma estrutura de maquinário parada ou subutilizada é acompanhada por alguns custos fixos consideráveis. Manutenção e limpeza dos equipamentos, segurança, energia elétrica, IPTU, por exemplo. A situação é ainda pior se a empresa aluga o local que ocupa, pois está custeando um espaço físico que não traz retorno financeiro.

 

Você mantém um local apenas para guardar maquinário

 

O maquinário parado precisa ser armazenado, e muitas empresas optam por fazer isso em seu espaço próprio ou em um imóvel alugado para esse fim. O investimento em maquinário pode ser grande o suficiente para que realmente não valha a pena vender tudo, sendo mais proveitoso esperar até que a demanda volte a crescer. O problema é o custo alto que essa armazenagem apresenta para muitas empresas.

 

 

O espaço na sua empresa é subaproveitado

 

Se uma empresa ou indústria tem um espaço que não é produtivo, ela provavelmente não está alcançando todo seu potencial de geração de renda. Um espaço ocupado por maquinário parado ou por atividades que não trazem lucro é um espaço subaproveitado.  Há diversas formas de inovar ou procurar novas oportunidades de negócios para aproveitar esse local ocioso.

 

 

Em muitas situações, adquirir maquinário pode ser um bom investimento, ajudando a inovar e tornar o negócio mais rentável. Mas maquinário parado, aguardando uma nova fase de produção, ou apenas armazenado pode representar prejuízos que se acumulam ao longo do tempo, aumentam os custos fixos e reduzem o lucro do negócio. Analise as contas de perto e decida se vale a pena manter esse maquinário ou se há opções de armazenagem mais interessantes.

Equipamentos de diversos tamanhos podem ser guardados com segurança e bom custo-benefício em um self storage. Dessa forma a sua empresa vai diminuir custos e, quem sabe, ganhar um espaço que pode ser aproveitado para novos projetos ou oportunidades de negócios.

 

Você sabe o que é um Self Storage?

Faça seu orçamento sem compromisso

Insira suas informações e entraremos em contato com você

    Não sabe o tamanho? Calcule agora