Telefone Telefone
(21) 2263-2533
WhatsApp WhatsApp
(21) 97152-4026
Endereço Endereço
Rua Pedro Alves 61, Santo Cristo,
Porto Maravilha - RJ - CEP 20220-280

Blog da MetroMax

7 Dicas para reduzir custos na sua empresa em 2017

Os inícios de ano são sempre uma boa época para estabelecer novas metas e desafios. Um bom objetivo para 2017 pode ser reduzir custos na sua empresa. Separamos 7 dicas básicas para reduzir custos sem perder o potencial de crescimento.

Dica 1 reduzir custos empresa

 

 1. Conheça todos os processos

 

Ninguém melhor que você para conhecer todos os processos da sua empresa e criar o plano de redução de custos ideal. É importante saber o que está acontecendo e aonde são alocados os recursos financeiros, pessoais e materiais da sua empresa. Só assim vai ser possível entender onde é possível cortar custos e verificar se o plano está sendo bem aplicado trazendo o resultado esperado: economizar e continuar crescendo.

 

Dica 2 reduzir custos empresa

 

2. Negocie com seus fornecedores

 

O pagamento aos fornecedores é um custo relevante na maior parte dos negócios. Mantenha os contratos e negociações com fornecedores sempre em dia para ter certeza de que os produtos e serviços comprados pela sua empresa têm um bom custo-benefício.

Dica 3 reduzir custos empresa

Até mesmo pequenas economias podem dar bons resultados após um ou dois anos, então não deixe de pesquisar preços e garantir que sua empresa só faça bons negócios.

 

Dica 4 reduzir custos empresa

 

3. Faça uma boa gestão de estoque

 

Nós já falamos aqui no blog sobre gestão de estoques. É importante manter seu inventário sempre atualizado e organizar todo o material e mercadoria de que a empresa precisa.

 

Dica 5 reduzir custos empresa

 

Fatores importantes para a redução de custos são evitar compras excessivas e ter clareza de que itens estão sendo movimentados ou apenas ocupando espaço. Quem sabe a empresa pode até economizar no aluguel, mudando-se para um espaço menor e utilizando soluções como o self storage para guardar estoque e mercadorias que estão paradas, ou de movimentação esporádica.

 

Muita coisa, pouco lucro! Saiba como você perde dinheiro armazenando documentos e maquinário.

 

Lembre-se de que a Metromax está sempre aqui para guardar o que você precisar!

 

Dica 8 reduzir custos empresa

 

4. Use e abuse da tecnologia

 

Existem muitas maneiras pelas quais a tecnologia pode ser uma aliada na redução e custos de uma empresa.

 

– Documentos digitais: dê preferência para documentos digitais, que são fáceis de organizar e economizam espaço de armazenamento físico e materiais como papel e tinta para impressora.

 

Dica 9 reduzir custos empresa

 

– Armazenamento na nuvem: “nuvem” é como chamamos o armazenamento digital de arquivos. Há várias empresas que oferecem o serviço de nuvem para negócios de todos os tamanhos. Pesquise planos e benefícios adequados para a sua empresa, eles podem baratear e tornar mais práticos alguns processos e serviços que você já usa. Entre os serviços mais populares estão o Dropbox, o Google Drive e o Amazon Cloud Drive, veja aqui um comparativo de alguns desses serviços.

 

– Use serviços online: vários serviços estão migrando para o mundo online para reduzir custos e aumentar a eficiência. Especialmente no caso de micro e pequenas empresas, há soluções online para serviços importantes como contabilidade e gestão financeira (como o Contabilizei e o Conta Azul, serviços bancários e gestão de estoque. Mantenha-se sempre atualizado para escolher as melhores opções para o seu negócio.

 

Dica 11 reduzir custos empresa

 

5. Revise sempre a sua estratégia de marketing

 

Tenha certeza de estar usando veículos e conceitos que tragam o melhor resultado possível com os recursos disponíveis. As redes sociais têm se destacado no mundo dos negócios como um bom meio para alcançar, engajar e atrair clientes, então certifique-se de fazer bom uso desse recurso.

 

Não se trata apenas de anúncios. Nos casos de muitas empresas, especialmente as de pequeno porte ou com negócios baseados na internet, investir recursos no relacionamento com as pessoas (clientes, antigos clientes ou possíveis clientes) pode trazer resultados melhores que investir em formatos tradicionais de propaganda.

Dica 12 reduzir custos empresa

 

6. Consumo consciente

 

Consumir de forma consciente é uma tarefa importante para todos, seja em casa ou no trabalho. Imagine que cada pequeno desperdício de material na produção, venda ou no cotidiano de um escritório se acumula e vira um grande desperdício ao longo do tempo. Além de graves danos ao meio ambiente, este desperdício tem como consequência uma boa quantidade de recursos financeiros sendo jogado fora.

 

Promova um consumo mais inteligente de todo material usado no cotidiano da sua empresa, desde água, eletricidade, papel e descartáveis, até as suas matérias primas, embalagens e produtos finais.

 

Dica 13 reduzir custos empresa

 

 

7. Fidelize seus clientes

 

Tenha certeza de que as reduções de custos não vão afetar seu relacionamento com os clientes. É importante que se invista apenas naquilo que é essencial para a empresa, e este é provavelmente um desses pontos essenciais.

Cada negócio tem uma maneira específica de atrair clientes e se relacionar com eles, mas esteja sempre atento para as mudanças no mercado, para formas diferentes de fidelizar seus clientes, manter o contato com eles e receber feedback sobre o produto ou serviço que a empresa oferece.  Esse feedback pode ser uma ferramenta muito valiosa na hora de avaliar a sua empresa e ter certeza de que está trilhando o caminho certo.

 

Dica 15 reduzir custos empresa

 

É essencial sempre pesquisar, planejar e acompanhar qualquer mudança no seu negócio, então mãos à obra e conte com a gente sempre que precisar.

Você sabe o que é um Self Storage?

Faça seu orçamento sem compromisso

Insira suas informações e entraremos em contato com você

Não sabe o tamanho? Calcule agora