7 Dicas para reduzir custos na sua empresa em 2017
Os inícios de ano são sempre uma boa época para estabelecer novas metas e desafios. Um bom objetivo para 2017 pode ser reduzir custos na sua empresa. Separamos 7 dicas básicas para reduzir custos sem perder o potencial de crescimento.
1. Conheça todos os processos
Ninguém melhor que você para conhecer todos os processos da sua empresa e criar o plano de redução de custos ideal. É importante saber o que está acontecendo e aonde são alocados os recursos financeiros, pessoais e materiais da sua empresa. Só assim vai ser possível entender onde é possível cortar custos e verificar se o plano está sendo bem aplicado trazendo o resultado esperado: economizar e continuar crescendo.
2. Negocie com seus fornecedores
O pagamento aos fornecedores é um custo relevante na maior parte dos negócios. Mantenha os contratos e negociações com fornecedores sempre em dia para ter certeza de que os produtos e serviços comprados pela sua empresa têm um bom custo-benefício.
Até mesmo pequenas economias podem dar bons resultados após um ou dois anos, então não deixe de pesquisar preços e garantir que sua empresa só faça bons negócios.
3. Faça uma boa gestão de estoque
Nós já falamos aqui no blog sobre gestão de estoques. É importante manter seu inventário sempre atualizado e organizar todo o material e mercadoria de que a empresa precisa.
Fatores importantes para a redução de custos são evitar compras excessivas e ter clareza de que itens estão sendo movimentados ou apenas ocupando espaço. Quem sabe a empresa pode até economizar no aluguel, mudando-se para um espaço menor e utilizando soluções como o self storage para guardar estoque e mercadorias que estão paradas, ou de movimentação esporádica.
Lembre-se de que a Metromax está sempre aqui para guardar o que você precisar!
4. Use e abuse da tecnologia
Existem muitas maneiras pelas quais a tecnologia pode ser uma aliada na redução e custos de uma empresa.
– Documentos digitais: dê preferência para documentos digitais, que são fáceis de organizar e economizam espaço de armazenamento físico e materiais como papel e tinta para impressora.
– Armazenamento na nuvem: “nuvem” é como chamamos o armazenamento digital de arquivos. Há várias empresas que oferecem o serviço de nuvem para negócios de todos os tamanhos. Pesquise planos e benefícios adequados para a sua empresa, eles podem baratear e tornar mais práticos alguns processos e serviços que você já usa. Entre os serviços mais populares estão o Dropbox, o Google Drive e o Amazon Cloud Drive, veja aqui um comparativo de alguns desses serviços.
– Use serviços online: vários serviços estão migrando para o mundo online para reduzir custos e aumentar a eficiência. Especialmente no caso de micro e pequenas empresas, há soluções online para serviços importantes como contabilidade e gestão financeira (como o Contabilizei e o Conta Azul, serviços bancários e gestão de estoque. Mantenha-se sempre atualizado para escolher as melhores opções para o seu negócio.
5. Revise sempre a sua estratégia de marketing
Tenha certeza de estar usando veículos e conceitos que tragam o melhor resultado possível com os recursos disponíveis. As redes sociais têm se destacado no mundo dos negócios como um bom meio para alcançar, engajar e atrair clientes, então certifique-se de fazer bom uso desse recurso.
Não se trata apenas de anúncios. Nos casos de muitas empresas, especialmente as de pequeno porte ou com negócios baseados na internet, investir recursos no relacionamento com as pessoas (clientes, antigos clientes ou possíveis clientes) pode trazer resultados melhores que investir em formatos tradicionais de propaganda.
6. Consumo consciente
Consumir de forma consciente é uma tarefa importante para todos, seja em casa ou no trabalho. Imagine que cada pequeno desperdício de material na produção, venda ou no cotidiano de um escritório se acumula e vira um grande desperdício ao longo do tempo. Além de graves danos ao meio ambiente, este desperdício tem como consequência uma boa quantidade de recursos financeiros sendo jogado fora.
Promova um consumo mais inteligente de todo material usado no cotidiano da sua empresa, desde água, eletricidade, papel e descartáveis, até as suas matérias primas, embalagens e produtos finais.
7. Fidelize seus clientes
Tenha certeza de que as reduções de custos não vão afetar seu relacionamento com os clientes. É importante que se invista apenas naquilo que é essencial para a empresa, e este é provavelmente um desses pontos essenciais.
Cada negócio tem uma maneira específica de atrair clientes e se relacionar com eles, mas esteja sempre atento para as mudanças no mercado, para formas diferentes de fidelizar seus clientes, manter o contato com eles e receber feedback sobre o produto ou serviço que a empresa oferece. Esse feedback pode ser uma ferramenta muito valiosa na hora de avaliar a sua empresa e ter certeza de que está trilhando o caminho certo.
É essencial sempre pesquisar, planejar e acompanhar qualquer mudança no seu negócio, então mãos à obra e conte com a gente sempre que precisar.
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