Blog da MetroMax

Como montar uma horta em seu apartamento

Você já pensou em montar uma horta dentro de casa? Ter ervas e vegetais frescos e livres de agrotóxicos não é uma tarefa tão difícil quanto pode parecer para marinheiros de primeira viagem e a falta de espaço não é nenhum impeditivo!

Morar em apartamento não significa que você não pode ter uma boa horta, bastam alguns vasinhos, disposição e as dicas que vamos dar e você já pode começar a sua.

Escolha bem o local

 

Se você vai se aventurar pela primeira vez, escolha com cuidado o local no seu apartamento que vai acomodar melhor as plantas. Nós demos várias dicas em outro post aqui no blog que vão te ajudar a saber aonde e como organizar a horta. Para resumir, você precisa de um local bem ventilado e com pelo menos 4 horas de luz solar por dia, além de vasos e recipientes de tamanhos adequados para cada espécie de planta e estágio de desenvolvimento dela.

 

Comece pequeno

 

Se você ainda não tem muita experiência, comece com poucos vasos e espécies mais resistentes. Você pode optar por comprar mudas e transplantá-las para seus vasos ou adquirir sementes e ver as primeiras folhas aparecerem.

 

Para começar, você deve ter os vasos, o substrato e um material como a argila expandida para drenagem. O que chamamos de substrato é a terra própria para a plantação. É possível comprar substrato específico para o plantio de horta em lojas especializadas. Dessa forma você evita o surgimento de doenças e pragas, além de fornecer os nutrientes necessários para que as plantas cresçam saudáveis.

 

1

 

Para sementes, o ideal é semear em recipientes menores e com um solo nutritivo. Além de sementeiras prontas, ideais para a função, você pode usar recipientes pequenos como caixas de ovos e até mesmo copos plásticos.

 

2

 

3

 

No momento de plantar as mudas, comece preparando o vaso para receber a planta e não a deixe no vasinho em que ela veio. O vaso deve ter furos na parte inferior para escoar a água e não deixar que ela acumule. As pedras de argilas, colocadas de forma a cobrir o fundo do vaso, são a camada de drenagem e ajudam a manter a umidade ideal.

 

Organize e renove a sua casa!

 

Preencha o vaso com o substrato por cima da argila e faça uma cova para acomodar toda a raiz da muda, sempre tomando cuidado para não quebrá-la. Assim que plantar, irrigue a planta para deixar a terra úmida. Para espécies menores e delicadas, um borrifador pode até ser mais prático que um regador, para evitar o excesso.

 

Caso a planta fique muito grande para o vaso onde está, ela pode começar a murchar e as raízes começarão a sair pelos buracos na parte inferior. Nesse caso, é preciso replantá-la em um vaso maior, tomando os mesmos cuidados.

 

4

 

Não é preciso começar a sua horta com todas as ervas e vegetais que você gostaria de ter. Comece com um ou dois vasos e vá aumentando à medida em que se sentir mais à vontade com as plantas. Não desista se uma ou outra morrer. Veja se há algum problema que pode ser corrigido e siga em frente!

 

5

 

 

Escolha o que você gosta de comer

 

Ervas para tempero são sempre boas escolhas para a sua horta. Um tempero fresco e sem agrotóxicos vai bem em qualquer receita.  Escolha o que quer plantar e procure saber sobre as exigências de água e luz de cada espécie, além do tamanho do vaso que ela precisa para se desenvolver. Veja abaixo algumas ervas que podem ser ideais para o começo da sua horta:

 

Manjericão

Usado, principalmente, em molhos para massas e carnes, e no tempero de omeletes, frangos e saladas, o manjericão precisa ser cultivado em lugares com temperatura superior a 18°C. Em regiões em que o clima quente predomina, pode ser cultivado o ano todo. Além da temperatura, o manjericão precisa ser plantado em lugar com alta luminosidade, onde fique exposto a, pelo menos, 3 horas de sol por dia. O solo em que a muda for plantada deve receber irrigação diária e moderada.

O manjericão pode ser colhido entre 60 e 90 dias após o plantio.

 

Alecrim

Ideal no tempero de diferentes tipos de carnes, o cultivo do alecrim é recomendado para quem não tem tanto tempo para se dedicar à horta, já que pode passar até três dias sem ser regado. Logo que é plantado, porém, recomenda-se que o solo seja regado com frequência. Quando está desenvolvido, deve-se diminuir a frequência para que o solo fique levemente seco. Além disso, o alecrim se adapta a diferentes temperaturas, desde que não beirem extremos. Ele pode ser colhido em cerca de 90 dias depois de plantado.

 

Salsa

Frequentemente usada para ressaltar o sabor de alimentos como sopas, saladas, omeletes, suflês e carnes, a salsa precisa ser plantada em lugar com clima ameno, que não ultrapasse os 22°C, ou pode florescer precocemente. A planta precisa de luz solar, mas é preciso evitar os horários mais quentes do dia. Uma dica é deixá-la em local com sombra parcial, que permita que ela absorva a luminosidade, sem ficar exposta a altas temperaturas. O solo em que a salsa está plantada deve estar sempre úmido, sem ficar encharcado. Pode ser colhida quando a planta tiver entre 12 centímetros e 16 centímetros de altura, o que acontece depois de cerca de 80 dias após o plantio.

 

Tomilho

Bastante utilizado em molhos e carnes cozidas, o tomilho é uma planta extremamente adaptável, podendo ser cultivada em locais com temperaturas entre 4°C e 28°C. É recomendado que seja irrigado a cada dois dias, porque quanto menor a umidade do vaso em que está plantado, melhor o aroma do tomilho. A muda necessita de alta luminosidade, precisando de luz solar direta por, pelo menos, 5 horas diárias. O tomilho pode ser colhido entre 60 e 90 dias após seu plantio, quando a planta já estiver em pleno florescimento.

 

Hortelã

Tradicional na culinária árabe, a hortelã também é usada na decoração de pratos, no tempero de assados e grelhados e no preparo de chás. Como tem raiz muito profunda, recomenda-se que seja plantada isolada em um vaso, para que não atrapalhe o desenvolvimento das plantas vizinhas. Deve ser plantada em local de temperatura amena e bem protegido do vento, que costuma impedir seu crescimento. O ideal é que o solo em que a hortelã está plantada esteja sempre úmido e nunca fique seco durante o desenvolvimento. O melhor momento para colher a hortelã é quando ela está florescendo, já que seu sabor e aroma ficam mais intensos.

 

Faça plaquinhas

 

Se você acha que poderá ter dificuldades em lembrar qual planta é qual, faça plaquinhas para facilitar a identificação.  Há vários modelos que podem ser comprados prontos, para escrever com caneta de quadro branco ou com giz.

 

6

 

7

 

Outra opção é pintar vasos com tinta específica para quadros e escrever no próprio vaso com giz. Os mais talentosos podem até mesmo usar essa dica para manter os vasos sempre bem decorados, com caligrafia bonita e alguns desenhos.

 

8

 

Crie um novo hábito

 

As suas plantas precisam virar um hábito. O cuidado, a irrigação e a colheita da sua horta devem estar no seu dia-a-dia, e é preciso ter disposição. Por isso, as plantas não podem estar escondidas naquele canto da casa que você nunca frequenta. É melhor que estejam perto de você, até porque vão deixar a sua rotina muito mais agradável.

 

Algumas espécies precisam ser regadas mais de uma vez por dia, especialmente quando ainda estão recém plantadas. Outras pedem água uma vez ao dia ou menos. Algumas dicas simples te ajudam a saber se está ou não na hora de regar, como verificar a umidade da terra: deve estar úmida, mas não encharcada.

 

9

 

A colheita e a poda também são cuidados importantes que dependem do acompanhamento diário do crescimento da horta. Olhando sempre as suas plantas, você também vai identificar possíveis pragas e doenças, ou a necessidade de adubar. E, assim, poderá fazer o que for preciso antes que o problema se agrave.

 

 

Não vale montar uma horta linda e não cuidar dela, mão é mesmo? Então “mãos à horta”!

 

 

Você sabe o que é um Self Storage?

Faça seu orçamento sem compromisso

Insira suas informações e entraremos em contato com você

    Não sabe o tamanho? Calcule agora