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Blog da MetroMax

Dicas para aumentar a lucratividade do seu negócio

A lucratividade de um negócio é a medida de sua eficiência: mostra a proporção do ganho (lucro líquido) em cima da receita total. É por isso que aumentá-la é um desejo comum a todos os empresários, trazendo a possibilidade de ganhar mais em cima da produção e ter mais recursos para investimentos no negócio e para recompensar os sócios.

 

Mas aumentar a lucratividade não é um processo simples e não tem fórmula mágica. É necessário um nível alto de conhecimento sobre os problemas e oportunidades relacionados ao seu negócio, tanto no ambiente interno da empresa quanto no ambiente externo. É possível gastar menos na produção? Os processos internos ocorrem sem desperdícios e de forma eficiente? O preço do produto final está adequado? O custo com serviços e matérias primas é o melhor possível? Como está o mercado? Como o seu produto é visto pelos clientes? Há muitas questões a serem levantadas.

É, sem dúvidas, um processo complexo, que envolve muitos fatores e exige muitas informações. Por isso, reunimos algumas dicas que podem ajudar a desembaraçar a situação e colocar a sua empresa na trilha certa.

 

 

Planejar e manter o foco

Em primeiro lugar, é preciso conhecer bem o negócio e elaborar um bom planejamento, incluindo a definição dos objetivos e metas. Isso quer dizer saber onde a empresa precisa chegar e como isso vai acontecer, a longo, médio e curto prazo. Com essas informações definidas é essencial “tocar o barco” na direção certa, analisando cada decisão e atividade para garantir que estão colaborando para alcançar as metas e objetivos estabelecidos.

 

 

Não adianta, por exemplo, tentar cortar despesas a qualquer custo como forma de aumentar a margem de lucro de um negócio. Essas decisões, embora possam parecer efetivas de início, podem influenciar negativamente atividades e valores que são importantes para alcançar os objetivos, como a qualidade do serviço, produto e atendimento. Nesse cenário, o aumento inicial da lucratividade pode resultar em uma diminuição de lucro a médio e longo prazo.

O planejamento é uma ferramenta essencial para qualquer negócio, que ajuda a manter a saúde da empresa e o crescimento do lucro e da lucratividade.

 

 

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Otimizar processos e investir em inovação

Planejamento também é importante na hora de otimizar processos internos, desde a produção até o pós vendas ou suporte aos consumidores. Fazer diagnósticos e analisar a situação presente são tarefas que fazem parte da criação de um bom planejamento, e também vão ajudar a identificar processos e atividades que podem ser otimizados, com redução de custos ou aumento de produtividade.

Investir em inovação também pode ser uma forma importante de otimizar processos e trazer resultados positivos. Entre melhorar o layout de uma loja, mudar a identidade visual de uma marca ou investir em tecnologia para melhorar a qualidade do produto e rendimento da linha de produção, há oportunidades de inovação muito variadas. Pesquisar sobre essas oportunidades e saber aproveitá-las pode ser o degrau que colocará o negócio à frente da concorrência.

 

 

Relacionamentos com os clientes

Trabalhar o relacionamento com os clientes pode ser outra atividade importante no caminho para uma lucratividade maior. Oferecer um bom produto ou serviço a um preço competitivo, ou até inferior ao da concorrência, não é garantia de que o negócio terá bons resultados, especialmente em mercados com grande concorrência ou com clientes exigentes.

Conhecer os clientes é um primeiro passo essencial. A partir daí as estratégias de fidelização e prospecção ficam mais claras, com melhores chances de funcionar. Existem consultorias especializadas em realizar pesquisas para entender quem são os clientes, o que eles procuram e esperam do seu produto ou serviço. Dependendo do porte do negócio, do nicho em que atua e da viabilidade de investimento, contratar um serviço especializado para auxiliar nesse processo pode ser bastante proveitoso. Em muitos mercados uma boa experiência com o produto ou serviço como um todo, desde o primeiro contato até o pós vendas, tem um valor muito alto para os clientes, contando muitos pontos para sua satisfação.

 

Gestão financeira

Há alguns aspectos da gestão financeira que podem ser analisados para verificar se estão de fato colaborando com o aumento da lucratividade.

A opção pelo regime tributário adequado, por exemplo, é importante, já que influencia no pagamento de tributos e, consequentemente, no preço final e na lucratividade do negócio. Independentemente de a empresa fazer a gestão financeira internamente ou por meio de um escritório de contabilidade, o responsável por ela precisa se certificar de que está sendo feito o melhor enquadramento possível, evitando o pagamento de tributos desnecessários.

 

 

Uma ferramenta que pode ajudar a fazer a opção, ou a conferir se a a empresa está no enquadramento correto, é esta simulação disponibilizada pelo Sebrae. Em cima dos dados fornecidos, a ferramenta mostra os resultados para cada regime tributário, auxiliando na escolha do mais adequado.

 

Outro fator importante na gestão financeira é o controle efetivo das despesas e das receitas. Os dados desse controle devem ser atualizados com frequência e de maneira confiável, permitindo analisar os custos fixos e variáveis e acompanhar o crescimento do lucro ao longo do tempo.

Muitas empresas, especialmente as de menor porte, ainda optam por realizar esse controle, também conhecido como fluxo de caixa, em planilhas simples, editadas manualmente. Há, porém, opções de serviços mais completos e seguros que cumprem esta função e cabem no orçamento de empresas de todos os portes.

 

 

Alguns serviços online como o Conta Azul, o Zero Paper e o Contas Online gerenciam o fluxo de caixa da empresa, permitindo conhecer o estado atual e as projeções futuras para as finanças. São opções boas também para empresas de pequeno porte, nas quais o empresário também é responsável pela gestão financeira.

Existem também serviços mais completos de planejamento de recursos (ERP), que implementam sistemas para controlar vários processos dentro da empresa, incluindo a gestão financeira. Essa é uma opção que exige algum investimento, mais adequada para empresas de maior porte ou com a necessidade de um controle mais abrangente.

Qualquer que seja a melhor opção para o seu negócio, é essencial conhecer as muitas alternativas disponíveis, pesquisar bastante e tomar decisões informadas. Controlar a saúde financeira da empresa é a melhor forma de garantir que outras ações para aumentar a lucratividade, incluindo eventuais cortes de gastos, serão bem sucedidas.

 

Cuidado com os Fornecedores

Os contratos com fornecedores são importantes para quase qualquer empresa. Esses contratos podem representar custos bastante relevantes no orçamento e impactar diretamente na margem de lucros. Mantenha os contratos sempre em dia, com revisões e renegociações frequentes. Estar sempre informado sobre os preços dos produtos ou serviços que a empresa contrata é essencial para garantir uma boa negociação com fornecedores e ter certeza de que está fazendo bons negócios.

 

Aumentar a lucratividade é um processo complexo. Cada tipo de negócio apresenta desafios e oportunidades específicas, então a dica mais importante é sempre buscar mais conhecimento e estar atento ao que acontece dentro e fora da sua empresa.

 

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