Blog da MetroMax

7 dicas para reformar a sua casa com economia e sem estresse

Se você já se cansou de olhar todos os dias para os mesmos móveis, paredes e piso, pode ser que seja hora para uma boa reforma. E uma boa reforma pode ser grande, derrubando paredes e mudando cômodos inteiros, ou pequena, com renovações pontuais e uma nova decoração. Essas mudanças podem trazer muitos benefícios, mas também trazem riscos de grandes dores de cabeça. Por isso, trouxemos algumas dicas para evitar problemas e economizar na sua reforma.

 

Planejamento

 

Planejar é o primeiro passo para garantir bons resultados em qualquer projeto. Antes de começar, defina que cômodos serão reformados e o que você gostaria de mudar neles. Saiba que função cada espaço terá e se programe de acordo. Quem sabe você precisa de um novo escritório, uma sala de televisão mais confortável ou até um cantinho zen para descansar e fazer boas leituras.

Procure estabelecer prazos realistas para cada etapa da reforma. Saiba se será necessário sair de sua casa durante alguns dias ou, dependendo do tamanho da obra, meses. Pode ser que precise guardar móveis e objetos, ou providenciar um local para ficar nesse período. Um bom planejamento vai economizar o seu tempo e, especialmente, o seu dinheiro, evitando sustos durante a reforma.

 

Defina um orçamento

 

Com o planejamento pronto, chega o momento de definir o seu orçamento. Quanto você tem disponível para gastar, que cômodos, alterações ou móveis são prioridades para você? Coloque tudo na ponta do lápis, ou nas grades da planilha, e seja realista. Tenha alguma “gordurinha” de reserva no orçamento, para aquelas surpresas que sempre aparecem. Se essas surpresas sempre aparecem e você está preparado para elas, não são mais surpresas, certo? Então mantenha a reforma dentro do orçamento e sem sustos. Aproveite para ver aqui algumas dicas de onde não economizar na sua reforma.

 

 

Conte com a ajuda de bons profissionais

 

Inclua no seu planejamento e no orçamento a contratação de bons profissionais. Dependendo do tamanho da reforma, você pode precisar de profissionais de arquitetura e engenharia, que vão garantir um projeto bem feito e bem executado.

Isso pode até parecer um gasto a mais, mas é um investimento que tem boas chances de economizar o seu tempo e dinheiro, além de diminuir o stress com o projeto e garantir que tudo sairá de acordo com o planejado.

 

 

Saiba comprar os materiais

 

Comprar materiais para a obra ou reforma não é tarefa simples. É por isso que você precisa do planejamento, da definição do orçamento e da ajuda de um bom engenheiro ou arquiteto. Na hora de ir às compras é preciso saber exatamente o que comprar, para garantir materiais de qualidade, os melhores preços e evitar as compras impulsivas, tão perigosas para o orçamento.

 

 

Proteja seus móveis e piso

 

Dependendo do tamanho da sua reforma, talvez seja preciso proteger móveis e pisos do vai e vem do material de construção, da equipe da obra e da inevitável poeira. Uma boa dica é usar papelão nessa proteção, além das tradicionais lonas e coberturas plásticas, já ele absorve a tinta e outros líquidos, impedindo qualquer sujeira de se espalhar. Há também produtos específicos para a proteção do piso, como o Salva Piso.

Uma outra boa opção pode ser guardar seus móveis e objetos de decoração em um guarda-volumes durante a obra. Assim não haverá qualquer preocupação com a poeira, ou outros danos que seus objetos podem sofrer. Os guarda-volumes hoje em dia têm várias opções de tamanhos e preços, e podem te economizar muita dor de cabeça.

 

 

Reaproveite o que você já tem

 

Os móveis que você já tem podem ser reformados para combinar com a sua nova decoração. Reaproveitar ao invés de comprar tudo novo pode ajudar a economizar uma boa quantia, além de ser uma ótima opção do ponto de vista da sustentabilidade.

Sofás e cadeiras podem receber novo estofamento e acabamento com cores e estampas diferentes. Móveis de madeira ou MDF, como mesas, cômodas, estantes, armários e cadeiras também podem ganhar cara nova com uma simples manutenção ou com novas cores e texturas. Veja aqui algumas inspirações de móveis reformados.

 

 

Faça você mesmo

 

Há muitas tarefas na reforma ou renovação da sua casa que podem ser feitas por você mesmo. O famoso “faça você mesmo” (em inglês do it yourself, ou DIY) pode ser uma solução excelente para orçamentos mais apertados, além de deixar a casa com uma marca bastante pessoal.

Você pode economizar na mão de obra e pintar paredes, instalar e montar móveis, além de realizar alguns reparos simples. Mas, atenção! Só faça o que você souber e se sentir confortável fazendo, caso contrário procure um bom profissional para ajudar.

Há dicas na internet com materiais baratos e técnicas fáceis de se aplicar, que podem dar um ar muito diferente para a sua casa. Mesmo quando a sonhada reforma ainda está há alguns passos de distância, pequenas renovações vão ajudar a trazer uma bem-vinda sensação de novidade e cuidado.

 

 

Reformas podem ser projetos complicados, mas esperamos que, com essas dicas, você consiga se preparar e executar seus planos sem sustos e contratempos. Com um bom planejamento e a ajuda de profissionais qualificados, temos certeza de que sua reforma será um sucesso!

 

Você sabe o que é um Self Storage?

Faça seu orçamento sem compromisso

Insira suas informações e entraremos em contato com você

    Não sabe o tamanho? Calcule agora